Identidade Visual: Saiba a Importância das Cores!
Nós quase nunca paramos para pensar no impacto das cores quando falamos da identidade visual de uma marca, mas é inegável o impacto que elas trazem. Afinal, quando paramos para pensar em Facebook, qual é a cor que vem à nossa mente? Ou McDonald’s? E Adidas?
Não importa qual seja o negócio, a paleta de cores é fundamental no processo de criação da identidade visual da marca. Isso porque, são as cores que indicam que mensagem a marca quer passar, como ela quer ser recebida no mercado e como ela quer ser percebida por seu público.
Indo além das questões estéticas, na publicidade e no marketing, as cores também ganham funções sensoriais que tem grande impacto sobre os clientes.
Então se você quer saber mais sobre a importância das cores para a sua marca, não deixe de ler o artigo de hoje!
Psicologia das cores: Um fator importante para sua identidade visual!
A psicologia das cores estuda o comportamento humano diante de informações captadas visualmente. Essa área de estudo procura descobrir como as cores impactam no cérebro, despertando sentimentos, mudanças nas emoções, criação de desejos e muito mais.
A partir deste estudo, profissionais da publicidade e do marketing compreenderam que as cores impactam diretamente no comportamento do consumidor, nascendo, assim, as inúmeras técnicas que hoje usamos na construção da identidade visual de uma marca.
Personalização da marca
Um dos mais conhecidos profissionais de marketing, Neil Patel, explica que a escolha das cores certas é uma técnica de neuromarketing. Isso porque, se o marketing precisa ser persuasivo, não há forma melhor de persuadir através das emoções.
E é fato que as cores influenciam a todos, homens e mulheres de todas as idades. Então o trabalho na criação da identidade visual é colocar cores que influenciem positivamente o público, ativando setores do cérebro que despertam o interesse, não apenas na marca, mas no que ela tem a oferecer.
Comportamento do público
Nesse tópico caímos novamente naquela velha pergunta: quem é o seu público? Ou melhor: quais são os seus públicos?
Você pode ter vários públicos, mas é preciso compreender que cada um deles pensa de um jeito, se comporta de um jeito e, claro, é influenciado de um jeito.
Cores vivas e vibrantes podem não funcionar tão bem para um público masculino de 50 anos, mas podem atrair perfeitamente um público feminino na faixa dos 20 anos. Assim como cores mais escuras e tons mais fechados não atraem tanto um público na faixa dos 40 anos, independente do gênero.
Esses são só alguns exemplos que podem não corresponder exatamente com a realidade e é justamente por isso que reforçamos a importância da pesquisa de público e, também, de ficar atento aos estudos de psicologia das cores.
Para definir a sua identidade visual, faça testes!
Antes de decidir por definitivo qual é a paleta de cores mais apropriada para a sua marca, realize testes. Entenda qual é o seu público-alvo, o que ele sente e quais cores despertam estes sentimentos.
Faça um teste por vez e analise os resultados com cautela e atenção, para você não se precipitar. Afinal, os comportamentos mudam e os sentimentos também.
E se você quer saber mais sobre como a psicologia das cores pode fazer toda a diferença para sua marca, entre em contato conosco!
Fonte: Imagem – Freepik.com