Inbound marketing e o cenário nacional

Inbound marketing e o cenário nacional

Nós já conversamos com vocês sobre o que este conceito novo, mas muito funcional, significa, certo? Então, agora, como a Projetual está sempre conectada nas principais tendências do mercado, vamos revelar um relatório que demonstra estatisticamente como está a aplicação do conceito de inbound marketing nas empresas brasileiras.

Realizado pelo HubSpot, empresa norte-americana especializada em inbound marketing e softwares para otimização de desempenho nesta área específica, o estudo analisou as respostas de 1.033 voluntários de todas as regiões do país, sendo que da amostragem total de participantes, 63% fazem parte de empresas com até 10 funcionários, ou seja, microempresas, de acordo com o que estabelece a Lei Geral das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

Quer saber o que o estudo descobriu? Acompanhe conosco:

De todas as conclusões destacas pela pesquisa, a Projetual escolheu três principais que, para nós, representa significativas mudanças no universo das empresas que aplicam algum tipo de estratégia de inbound marketing na rotina dos seus respectivos negócios.

Inbound marketing diminui o custo por lead

Independente do tamanho da empresa, a resposta geral é que o custo por um lead (contato novo que a empresa estabeleceu com um cliente em potencial) custa menos por causa do inbound, e a conta é simples: um call-to-action (chamada-à-ação) feita em um post de blog pode gerar leads por anos, tendo em vista que aquela página estará disponível na internet por um longo período. O dado empírico da pesquisa é que um lead in custa cerca de R$ 10,00; já um lead out custa por R$ 19,00, um valor 47% menor.

O valor do PPC está subindo

Pay per click é uma palavra conhecida pelas empresas que utilizam a plataforma Google Adwords. Trata-se de quanto custa o clique em uma palavra chave utilizada nos anúncios do Google. No Brasil este valor ainda é menor do que em várias localidades do mundo, tendo em vista que, por aqui, plataformas como o Adwords são menos utilizadas. No entanto, os números estão mudando. Segundo o gráfico abaixo, que consta no relatório da HubSpot, 40% das empresas aumentou o seu investimento na plataforma Ads, e o nível de investimentos também aumentou para as plataformas Adwords e Twitter.

Leads de inbound marketing geram ROI maior

Este dado foi exclusivamente levantado após análise das empresas que calcularam o ROI (Retorno Sobre o Investimento) e que fizeram parte da pesquisa. Do total, 41% calcularam. Dessa maneira, o que foi percebido nos resultados é que 38% das empresas que utilizaram métodos de inbound marketing (SEO ou redes sociais) tiveram aumento no ROI, enquanto apenas 24% das que utilizaram estratégias out conseguiram melhorar o seu desempenho.

Em termos simples, inbound marketing pode ser compreendido como uma série de técnicas que convergem para a criação de conteúdo relevante e de qualidade, que possui o objetivo principal de atrair os seus clientes em potencial. Se você não sabe como utilizar este conceito ou não conhece nenhuma ferramenta capaz de quantificar os resultados desta estratégica, nós estamos à sua disposição. Procure a Projetual e descubra maneiras criativas e funcionais de aumentar o ROI da sua empresa.

Fontes: HubSpot