Internet ou TV? Onde devo anunciar?
Se você é empresário e ainda não fez nenhum tipo de propaganda televisiva, com certeza você deve sonhar com o dia em que a sua marca aparecerá no comercial da novela das 21h, não é mesmo? Afinal, no imaginário social, este tipo de publicidade é o que existe de mais eficaz quando o assunto é conversão. No entanto, sabemos que anunciar na TV é bastante caro e, por isso, apenas empresas enormes acabam recorrendo a este recurso.
Mas qual é a diferença entre um anúncio na televisão e na internet? Qual realmente dá mais retorno? Hoje a Projetual preparou um texto para você que ainda não conhece os benefícios inegáveis que existem quando a sua empresa anuncia na web.
Apesar dos números mais atuais mostrarem que a televisão ainda é a favorita dos anunciantes brasileiros), a realidade norte-americana nos mostra exatamente o contrário. Desde 2014, nos Estados Unidos, os investimos em mídia online superaram os da TV.
E o que levou os anunciantes a preferirem a internet? A resposta é simples: na web é muito mais fácil de segmentar públicos e de mensurar o retorno sobre o investimento (o velho conhecido ROI). Quando você anuncia na televisão, é impossível descobrir, por exemplo, se quem alguém está acordado e assistindo mesmo ou se a TV está ligada em uma sala com alguém dormindo ou até mesmo vazia. Além disso, você não terá como saber se o seu anúncio feito exclusivamente para mulheres está realmente sendo vistos por mulheres. Já na internet, você consegue identificar inúmeros dados reais sobre o seu público e ainda descobrir vários outros tipos de preferência que ele possui para, quem sabe, otimizar ainda mais os anúncios da sua empresa.
Conhecer bastante sobre o seu público é fundamental, e essa é uma das primeiras lições que profissionais de comunicação aprendem. Pensando nisso, a internet se torna um ambiente perfeito para anunciar, porque as métricas existentes nas ferramentas online são extremamente precisas e detalhadas, e quem tem mais informação, com certeza vende mais.
Claro que a TV e as mídias impressas, como os jornais de grande circulação, são ainda fundamentais para o cenário atual, principalmente se o assunto for presença de marca, mas quando estamos falando de vendas, a web é muito mais garantida.
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Por redação Projetual.