Internet x TV: uma batalha pela audiência

Internet x TV: uma batalha pela audiência

Nós já mostramos para você que nos Estados Unidos o investimento em marketing digital superou os investimentos em publicidade televisiva, no entanto, uma pergunta que não quer calar é: será que a tendência é isso acontecer por aqui também? Nós temos algumas previsões, acompanhe:

Sobre o Brasil

Antes de afirmarmos algo por aqui, vamos contextualizar, assim fica mais fácil de compreender as previsões que faremos a seguir. Dessa maneira, vamos começar com o tempo que o brasileiro fica conectado. De acordo com a última Pesquisa de Mídia Brasileira, realizada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, a TV ainda é o principal meio de comunicação do Brasil, mas o tempo que as pessoas passam em frente a ela diminui.

O que acontece é que a interatividade da internet parece fazer diferença quando o assunto é tempo de audiência. Os dados levantados pela pesquisa revelaram que o brasileiro fica, em média, quatro horas e 59 minutos por dia usando à internet, enquanto em frente à TV o número é menor, quatro horas e 31 minutos.

Apesar da pequena diferença, este número demonstra uma tendência inusitada: superar a TV é possível. Para um país que manteve a hegemonia dessa mídia por tanto tempo, ter uma nova perspectiva, por mais que seja pequena, com certeza é algo que necessita de atenção, principalmente quando o assunto é a publicidade.

Ok, mas no que isso implica na prática?

Substancialmente, para a publicidade, isso implica muito no formato dos anúncios. Se na TV as grandes empresas já se preocupavam em oferecer comerciais que “contam histórias” em vez de apenas oferecer produtos e serviços, na internet isso precisa ser feito com ainda mais frequência.

Diferentemente da televisão – que só emite mensagens sem permitir grande feedback por parte do expectador – , a internet é interativa, ela garante aos usuários a autonomia de ver somente aquilo que eles querem e, mais que isso, garante que o próprio usuário faça a busca, ou seja, ele tem querer ver a sua marca para ter acesso a ela, caso contrário, dificilmente ela será percebida.

E produzir conteúdo on-line é uma das especialidades da Projetual. Estamos sempre conectados aos novos conceitos, como inbound marketing e native advertising, e há tempos dizemos para você: conteúdo é fundamental para a sua empresa vender na internet.

Então, se você não quer perder clientes com essa migração da TV para a internet, converse conosco, conheça as nossas soluções e entenda como essa nova linguagem da publicidade pode ser trabalhada para a sua empresa. Será um prazer atendê-lo.

Por Igor Francisco

Redator-chefe

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