Live shopping: entenda como essa ferramenta pode beneficiar a sua marca
O Dia dos Pais está chegando e, junto com o simbolismo da data, surge a oportunidade perfeita para empreendedores de diferentes segmentos alavancarem as vendas. Inclusive, segundo pesquisa realizada pelo Sebrae, essa data é uma das mais lucrativas do varejo e possibilita negociações vantajosas tanto para lojistas como para compradores. Em vista disso, uma modalidade de venda que ganha cada vez mais destaque e pode beneficiar a sua marca é o live shopping.
Mas, você sabe como esse recurso funciona na prática? Quer descobrir como esse formato de venda on-line pode promover a sua marca? Então, acompanhe o artigo desta semana. Não perca!
O que é live shopping?
A princípio, o live shopping (ou live commerce) surgiu em 2014, na China. De maneira geral, é uma estratégia que usa vídeos ao vivo para vender e apresentar produtos ao público. Além disso, oferece a possibilidade de se conectar a leads qualificados, conhecer uma audiência com maior identificação com o seu negócio, interagir em tempo real e fazer uma publicidade mais dinâmica e personalizada.
Via de regra, permite que as marcas mostrem os diferenciais dos produtos, tirem dúvidas durante a transmissão, façam promoções especiais e fortaleçam o vínculo com o cliente. Para colocar uma live shopping no ar, basta fazer uma transmissão ao vivo e usar a criatividade para apresentar lançamentos, fazer demonstrações de produto, propagar campanhas de desconto, fortalecer o posicionamento de mercado e gerar engajamento.
De fato, funciona de maneira bem simples; a transmissão ao vivo é feita via redes sociais ou serviços de streaming, a apresentação fica a cargo de influenciadores ou pessoas ligadas diretamente à marca e o cliente pode fazer a compra durante o evento, apenas com alguns cliques.
Sem dúvidas, é um método de venda promissor, para se ter uma ideia, de acordo com informações da Research and Markets, as live shoppings devem movimentar US$ 600 bilhões em todo o mundo até 2027.
Por que a sua marca deve apostar no recurso live shopping?
Com certeza, essa é uma tendência que veio para ficar, pois além de apresentação mais atrativa e dinâmica, transmite mais confiança ao cliente. Uma vez que permite mostrar em tempo real as características e maneira de uso dos produtos, sem efeitos de edição ou recortes.
A seguir, conheça outras vantagens que o formato live shopping pode trazer para os seus negócios.
Possibilita a humanização
Uma das principais vantagens dessa tendência eletrônica é a possibilidade de humanizar a marca. Isto é, com esse recurso é possível mostrar o lado humano da sua loja, por exemplo, mostrar como o produto é feito, mostrar o dia a dia dos funcionários e, até mesmo, dar espaço para algum colabordor apresentar os diferenciais e caraterísticas do produto ou serviço.
Além do mais, aumenta o nível credibilidade e autoridade da marca. Com consequência, contribui com o crescimento do percentual de vendas e do lucro líquido do seu negócio.
Não limita a venda ao espaço físico
É inegável o sucesso do comércio eletrônico. Afinal de contas, quem não gosta de fazer as compras no conforto de casa, sem a necessidade de se deslocar? É, justamente, isso que o live shopping proporciona para os telespectadores (clientes e potenciais compradores): um recurso que flexibiliza o horário de funcionamento das lojas e dos departamentos de venda e garante comodidade.
Em outros termos, além do horário de funcionamento padrão, as lojas que usam essa ferramenta como estratégia conseguem disponibilizar um canal comercial diferenciado, que contribui significativamente com o bem-estar e a satisfação do usuário – fatores decisivos para a motivação de compra.
Aproxima marcas de consumidores
Por fim, outra vantagem que o live shopping traz para sua marca é a proximidade com o cliente. Muitas vezes, esse vínculo é fortalecido em razão da junção de vendas e entretenimento.
Ou seja, é um recurso que pode beneficiar a sua loja pois permite que as pessoas consumam e, ao mesmo tempo, tenham acesso a um conteúdo que traga descontração e divertimento. Dessa forma, aumentam as chances da sua marca causar empatia e manter em alta o interesse pela compra.
Conclusão
Como vimos, algumas datas específicas do ano oferecem ótimas oportunidades de negócio para lojistas e empreendedores. Entretanto, para conseguir uma vantagem competitiva é fundamental saber usar os recursos tecnológicos e entender o perfil de consumo do público-alvo.
Por isso, uma consultoria especializada pode ser de grande valia para a sua trajetória comercial e o seu posicionamento de mercado. Entre em contato com a Projetual e agende já o seu horário. Somos especialistas em marketing e soluções digitais e podemos oferecer todo o suporte que a sua marca necessita.
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