Maioria dos consumidores afirma que identidade das marcas é fator relevante na hora da compra
Você se preocupa com a identidade da sua marca? Logomarca, cores, valores, uniforme, identidade visual nas redes sociais, mensagem que quer transmitir?
Saiba que, de acordo com uma pesquisa feita pelo Guia dos Melhores, para 54% dos entrevistados o conjunto de elementos que constrói a identidade de uma marca é um fator decisivo na hora do consumo.
Mas o que isso quer dizer?
De acordo com a pesquisa, 27% das pessoas consideram a identidade de uma marca um gatilho importante na hora da escolha do produto. Já 26% afirmaram só consumir produtos de marcas com as quais eles se identificam com a identidade.
Outros 17% disseram que a identidade pode ser um critério de desempate na hora de optar por esta ou aquela marca e para 14% ela é algo que pode interferir na decisão de consumo de um produto.
Polarização e posicionamento
Com a polarização política no Brasil, muitas marcas passaram a enfrentar um problema que antes não tinham: seu posicionamento político interferiu nas suas vendas. Marcas sofreram boicotes por apoiar este ou aquele candidato enquanto outras viram seu faturamento aumentar por apoiar uma causa social.
Agora pense conosco: você consumiria um produto ou serviço de uma empresa que, declaradamente, apoia valores contrários aos seus? Que defende causas com as quais você não concorda?
Quando compramos um produto de uma marca estamos, invariavelmente, apoiando seus valores e sua identidade. Quando ostentamos um logotipo na camiseta, na mochila ou no tênis, estamos dando nosso aval e dizendo “Sim, eu concordo com o que esta empresa representa”. Por isso a identidade de uma marca é tão importante.
Identidade faz a diferença
Como você está percebendo, a identidade de uma marca vai muito além do aspecto visual. O estudo aponta que 57% dos consumidores se sentem atraídos por marcas capazes de transmitir um compromisso com o meio ambiente e a sustentabilidade em suas comunicações escritas e visuais.
Outros atributos, como possuir uma identidade visual agradável (50%),possuir missão e valores alinhados com o do cliente (43%), estar alinhado com o estilo de vida do consumidor (39%), e ter compromisso com a diversidade (36%), aparecem como motivos pelos quais os consumidores se encantam com a identidade de uma marca.
Segundo este mesmo estudo, o ponto mais determinante para se deixar de usar uma marca que se costumava consumir é o mau atendimento ou falta de suporte (57%).
A identidade como arma de marketing
Além de fundamentar os valores e princípios da empresa (e conquistar consumidores que concordem com eles), a identidade de uma marca também pode ser uma grande arma de marketing.
Com certeza você já viu gente dizendo que uma marca se posicionou a favor de uma causa ou movimento social só para vender mais, né? Claro que isso não é recomendado. Ao se posicionar, sua marca tem que realmente abraçar aquela causa e aqueles valores. Senão rapidamente o consumidor percebe o truque e o tiro pode sair pela culatra.
Cores, fonte, tom e voz, frequência de publicações… tudo isso faz parte da identidade de uma marca nas redes sociais. E por que investir na identidade da sua marca também nas redes sociais? Bom, o Brasil é o terceiro país do mundo em número de usuários de redes, com mais de 130 milhões de contas ativas e 75% dos brasileiros utilizam as redes sociais para pesquisa e compras de produtos.
A identidade visual também ajuda no reconhecimento: você bate o olho em um post no Instagram e só pelas cores e estilo da postagem já sabe a que marca ela pertence. Isso cria uma sensação de confiança e de intimidade com o consumidor, que chega mesmo a dar apelidos pras suas marcas preferidas na internet. E muitas delas passam a usá-los.
Na hora de definir a identidade da sua marca, consulte a Projetual. Nossa consultoria especializada vai te ajudar a se posicionar e impulsionar suas vendas nas plataformas digitais.
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Imagem: Feepik