Marketing 360 graus: por que ele é um diferencial competitivo?

Marketing 360 graus: por que ele é um diferencial competitivo?

Via de regra, uma palavra que pode resumir o conceito Marketing 360° é abrangência. Afinal, ele não prioriza um único meio de comunicação, pelo contrário, atua de maneira abrangente e usa vários canais para interagir e conquistar a atenção do público-alvo.

De maneira geral, essa é uma estratégia de marketing que utiliza diferentes plataformas para chegar até a persona, aumentar a credibilidade de uma marca e potencializar resultados. Além disso, tem o propósito de realizar uma comunicação global e integrada.

Mas, você sabe como inserir o Marketing 360 graus nas estratégias da sua empresa? Você conhece as vantagens que ele pode trazer para os seus negócios? Descubra no artigo de hoje.

O que é Marketing 360 graus?

Em primeiro lugar, uma campanha de Marketing 360 graus consiste em um conjunto de ações interligadas, que usa diferentes canais para criar vínculo com o público.

De fato, não foca somente em uma etapa da jornada de compra do cliente, engloba a trajetória como um todo e atua em diferentes pontos, tais como:

  • Planejamento da jornada do cliente;
  • Automação de Marketing;
  • Técnicas de SEO;
  • Campanhas digitais e marketing de conteúdo
  • Anúncios pagos;
  • Métricas de performance;
  • Prospecção, conversão e relacionamento com o cliente.

Em síntese, esse modelo de marketing tem o objetivo de criar conexão com o público de uma marca e para isso utiliza, estrategicamente, distintos meios de comunicação para transmitir seu posicionamento de mercado e campanhas.

Por que a estratégia 360 graus é importante para a sua empresa?

Além de aprimorar o posicionamento de uma marca e tornar a trajetória do cliente mais agradável, o marketing 360 graus é muito importante porque traz outras vantagens. Confira a seguir:

1. Contribui com a fidelização de clientes

Uma das características principais desse modelo de marketing é fazer uma comunicação integrada que, mesmo incorporando vários canais, mantém a mesma mensagem assertiva em todos os formatos. Dessa forma, evita possíveis ruídos que possam desviar da intenção de compra do cliente.

Como resultado, é uma estratégia que facilita a jornada de compra, contribui com a satisfação do cliente e aumenta as taxas de fidelização.

2. O Marketing 360 graus traz credibilidade e valor para a marca

Sem dúvidas, o valor de mercado de uma marca é medido pela forma como os clientes a percebem. Ou seja, a imagem positiva que fica registrada na memória do consumidor pode garantir um diferencial competitivo.

E o marketing 360 graus surge para aprimorar a conexão com o seu público-alvo e, como consequência, fortalecer a reputação, a credibilidade e elevar o valor de uma marca perante a concorrência e o público.

3. Melhora o relacionamento com o cliente

Estar disponível em diversos canais e facilitar a comunicação na fase de prospecção e no pós-venda torna o relacionamento com o cliente mais empático e confiável.

Ou seja, contar como suporte do Marketing 360 graus vai potencializar ainda mais o seu vínculo com o consumidor, pois ele possibilita um maior poder de alcance para a sua marca ao mesmo tempo que melhora a experiência do cliente.

Como usar o Marketing 360 graus?

Ao contrário do que possa parecer, para colocar em prática o Marketing 360 graus não basta ter um posicionamento multicanal. Pelo contrário, todo o histórico de atendimento e ciclo de vida comercial do cliente deve ser observado.

Além disso, não só o cenário digital deve ser priorizado, é recomendável criar ações dentro e fora da internet. Afinal, uma parcela de potenciais compradores ainda prefere os meios tradicionais como mídia impressa, lojas físicas e telefone. Sem dúvidas, esses pontos podem complementar as interações feitas por e-mail marketing, links patrocinados, sites e redes sociais.

Por fim, para colocar o Marketing 360 graus em prática é necessário planejar e desenvolver os seguintes pontos:

  • Definição dos objetivos;
  • Mapear os interesses e necessidades da persona;
  • Definir quais canais de mídia atendem às demandas da empresa e tem maior aceitação com o público-alvo;
  • Segmentar os clientes e potenciais compradores que devem ser impactados com cada ação de marketing;
  • Decidir quais canais irão fazer parte das campanhas;
  • Divulgar os resultados que devem ser atingidos;
  • Escolher as métricas de performance que irão monitorar o desempenho de cada ação.

Com toda a certeza, ao seguir as etapas acima, empresas de qualquer segmento ou área de atuação estarão prontas para fazer uma comunicação mais assertiva com o seu público-alvo. Uma vez que o Marketing 360 graus é uma estratégia ampla, capaz de associar em uma mesma ação canais tradicionais e mídias instantâneas para criar interações ágeis e positivas com o cliente.

Conclusão

Se esse tema despertou o seu interesse ou se você deseja revisar as estratégias de marketing da sua empresa, entre em contato com a nossa equipe e agende já a sua consultoria.

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Fonte: Imagem – www.freepik.com