Marketing Cloud: entenda o que é e confira os principais benefícios

<strong>Marketing Cloud: entenda o que é e confira os principais benefícios</strong>

Via de regra, o marketing cloud vai além da estratégia e atua de maneira integrada com recursos de tecnologia. Em outras palavras, ele é utilizado pelas empresas para gerenciar e potencializar as atividades de marketing digital.

Mas, como inserir nas suas ações digitais esse novo conceito? Como ele pode te ajudar a criar, automatizar e desenvolver campanhas de marketing feita para o ambiente online?

Descubra no artigo desta semana. Boa leitura!

Por que apostar no Marketing Cloud?

Sem dúvidas, o marketing cloud merece a sua atenção. Afinal de contas, segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) em parceira com a International Data Corporation (IDC), a previsão é que ocorra crescimento de 41% nos serviços em nuvem, em comparação com 2022; e a estimativa é movimentar US$ 4,5 bilhões. Ou seja, é uma tecnologia que pode fazer toda a diferença a curto e a longo prazo.

De início, a principal funcionalidade desse conceito é unificar e otimizar as tarefas pertinentes ao marketing digital. Além disso, é capaz de armazenar grande quantidade de dados, melhorar procedimentos e elevar a experiência dos usuários.

A princípio, é uma espécie de servidor compartilhado que faz a gestão e a manutenção de informações; dispensando o armazenamento em espaço físico. Isto é, permite acesso de qualquer localidade, basta ter conexão com internet para fazer a consulta dos dados.

Por fim, é a junção da computação em nuvem com a área da comunicação e do marketing.

Principais vantagens do marketing cloud: permite armazenar informações que, posteriormente, podem ser usadas para aprimorar a experiência do cliente, ele automatiza e aumenta a produtividade, proporciona maior segurança dos dados e ajuda a ampliar o ROI (Retorno Sobre Investimento).

Como aplicar o Marketing Cloud nas suas estratégias?

Como vimos, o marketing cloud atua como uma plataforma que centraliza as atividades relacionadas à área de marketing (digital).

Mas, como ele funciona na prática? A seguir, confira as principais características e como você pode inserir no seu cotidiano profissional.

Coleta e armazenamento de dados x acompanhamento da jornada do cliente

De fato, essa é uma das características mais marcantes e pode agilizar de maneira significativa as suas atividades. Por exemplo, você pode organizar dados pessoais dos clientes, o histórico de atendimento, a trajetória de compra, co omportamento de navegação, as interações realizadas em redes sociais etc.

No marketing cloud você consegue planilhar de forma segura todas as informações e, como resultado, consegue direcionar e enriquecer as estratégias digitais.

Segmentação de público e criação de conteúdo personalizado

Com base nos dados coletados, é possível classificar os contatos de acordo com demandas e necessidades específicas.

Dessa forma, as campanhas de marketing digital ficam mais personalizadas, exclusivas e com mais chances de criar empatia com a audiência.

Automação de atividades operacionais

Essa funcionalidade é de suma importância para a performance e o resultado das ações de marketing digital. Isso porque possibilita o agendamento e a exceção automática das campanhas.

Ou seja, esse recurso permite que as empresas usem momentos específicos ou solicitações imediatas do consumidor para oferecer um conteúdo diferenciado e, como consequência, transmitir credibilidade e autoridade.

Integração de canais

Por fim, outra peculiaridade do marketing cloud é a integração multicanal. Isto é, ele facilita a compatibilidade de vários canais e plataformas, tais como: e-mails, redes sociais, SMS, anúncios virtuais etc.

Assim, as interações ficam mais coordenadas em todas as fontes de contato, garantindo uma experiência satisfatória e mais envolvente.

Conclusão

Sabemos que a tecnologia é uma grande aliada da área de marketing. Em vista disso, é crucial atualizar periodicamente os conhecimentos e estar a par das novidades do cenário digital.

E nós da Projetual podemos oferecer todo o suporte que você necessita. Afinal, somos especialistas em soluções digitais e de marketing. Entre em contato e agende um horário.

Será um prazer contribuir com o seu sucesso!

Fonte: Imagem –www.freepik.com