Marketing de permissão: O que é? Quais as vantagens?
Ao acessarmos um site ou blog, é cada vez mais comum surgirem na tela anúncios indesejados, não é mesmo?! E é justamente para proteger o usuário dessa abordagem invasiva que surgiu o marketing de permissão.
Via de regra, essa linha de marketing atua com o consentimento do usuário. Ou seja, antes de divulgar conteúdo e campanhas, ele solicita autorização para apresentar catálogos, ofertas, serviços, produtos, entre outros.
Acompanhe o artigo desta semana e descubra como o marketing de permissão funciona e saiba como inserir esse conceito nas estratégias do seu negócio. Não perca!
Afinal, o que é marketing de permissão?
De fato, a palavra que define o marketing de permissão é consentimento.
Além do mais, é uma maneira gradativa de se conectar com o público-alvo. Uma vez que a confiança e a atenção do possível cliente é conquistada aos poucos e só depois são colocadas em jogo as estratégias de vendas.
Por fim, o marketing de permissão visa criar uma conexão respeitosa com o potencial consumidor. Com isso, consegue transmitir credibilidade e ser visto com mais valor pelo público.
Como aplicar o marketing de permissão?
O primeiro passo para colocar em prática o marketing de permissão é abrir mão da insistência e da intromissão. Isso porque essa estratégia não tenta conquistar novos clientes por meio de sucessivas tentativas sem critério, pelo contrário, ela prioriza o consentimento do usuário no primeiro momento e só posteriormente evidencia o processo de venda.
Aliás, para tirar do papel uma estratégia de marketing de permissão é essencial conhecer o perfil e o comportamento do potencial comprador. Ou seja, para uma ação bem-sucedida é necessário entender as preferências, ambições, dores e desejos do público da marca.
Vale lembrar que para o marketing de permissão trazer bons resultados é necessário colocar em prática as seguintes etapas: produzir conteúdo relevante e de qualidade, disponibilizar formulários para o Opt-in (caixa de inscrição ou landing page), estar em múltiplos canais de contato (ser omnichannel) e oferecer opções de Opt-out (descadastramento).
Quais os principais benefícios do marketing de permissão?
De maneira geral, essa vertente de marketing é capaz de atender as demandas de mídias instantâneas e canais considerados mais pessoais, tais como: SMS, e-mails, whatsApp, redes sociais etc.
Além disso, permite um diálogo com tom intimista, que faz o público-alvo se sentir confortável e mais inclinado a aceitar propostas e negociações.
Os benefícios não param por aí; esse modelo de marketing ainda proporciona as seguintes vantagens: economia na criação de campanhas (uma vez que a interação acontece com quem já demonstrou interesse pelo seu produto), aumento do engajamento, melhora da reputação perante o mercado e os clientes, permite agregar personalização ao contato e, como consequência, aprimora o relacionamento com o cliente.
Conclusão
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Fonte: Imagem – www.freepik.com