Marketing Sazonal: como criar uma estratégia para vender mais nas datas comemorativas
Uma das datas comemorativas mais aguardadas do ano está chegando: o Dia dos Pais!
Além de ser uma oportunidade para demonstrar afeto e fortalecer os laços familiares, essa é uma ótima ocasião para alavancar as vendas do seu negócio. Para se ter uma ideia, segundo levantamento realizado pelo Sebrae, o Dia dos Pais é uma das datas mais lucrativas do varejo.
Em vista disso, é fundamental investir em marketing sazonal para conseguir usufruir de todas as vantagens que algumas épocas específicas do ano oferecem. Mas, você sabe como aproveitar esse período de alta demanda para vender mais? Acompanhe o artigo desta semana e descubra como criar uma estratégia de marketing sazonal que pode te ajudar a obter boas vendas nas datas comemorativas. Não perca!
Por que investir em estratégias de marketing sazonal?
Via de regra, algumas datas comemorativas movimentam de maneira mais intensa o atacado e o varejo. Dentre elas podemos citar: Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Natal e Black Friday. Ou seja, são períodos altamente propícios para as vendas e, por isso, necessitam de campanhas específicas e assertivas. E o marketing sazonal, por meio de um conjunto de técnicas e estratégias, vem para impulsionar as vendas nesses períodos do ano.
Vantagens do marketing sazonal: potencializa as suas conversões, atinge novos clientes, fortalece o relacionamento com os consumidores atuais, permite a criação de campanhas mais direcionadas e ajuda a manter estabilidade durante os momentos de flutuação do mercado.
Em síntese, as marcas que desejam aumentar as vendas nas datas festivas e durante as celebrações anuais devem investir em marketing sazonal porque ele traz informações valiosas sobre as preferências e o perfil de consumo do público-alvo e possibilita que os lojistas desenvolvam ações contundentes de vendas nos períodos que o comércio está aquecido e mais favorável para negociações.
Como colocar em prática uma estratégia de marketing sazonal?
Agora que você já sabe o que é marketing sazonal e já conhece as vantagens que ele pode proporcionar, que tal descobrir como colocar essa estratégia em prática? Confira o passo a passo a seguir.
Monte um calendário destacando as principais datas comemorativas do ano
Definitivamente, o primeiro passo para criar uma estratégia de marketing sazonal é montar um calendário com as principais celebrações do ano que possam impactar diretamente as suas vendas.
Por exemplo, você pode aproveitar a proximidade do Dia dos Pais para fazer lançamentos e promoções especiais. Outra data que merece atenção é o Dia do Consumidor que beneficia praticamente todos os nichos e públicos.
Colete informações e crie campanhas de marketing sazonal direcionadas
Sem dúvidas, outra etapa indispensável para uma ação de marketing sazonal sair do papel é a coleta de informações. Afinal de contas, só com dados concretos sobre as preferências de consumo e o perfil de compra será possível produzir campanhas direcionadas e atrativas.
Além disso, planeje ações personalizadas para cada data comemorativa. Isto é, adapte o layout da loja virtual para o período, customize as redes sociais, sites e blogs com uma identidade visual apropriada para a campanha, disponibilize cupons de descontos ou crie uma linha com edição limitada.
Escolha os canais de comunicação para fazer a divulgação do seu marketing sazonal
Determinar os canais de comunicação que serão usados durante as campanhas de marketing também é fator primordial.
De maneira geral, para conseguir poder de alcance e visibilidade, é fundamental produzir conteúdos para redes sociais, investir em anúncios patrocinados, fazer parcerias com influenciadores digitais, encaminhar material promocional via e-mail marketing, entre outros.
Calcule o orçamento e prepare o estoque
Outro detalhe que merece atenção durante o planejamento de uma estratégia de marketing sazonal é o cálculo dos recursos financeiros que serão destinados para cada ação. Ou seja, é necessário registrar todos os custos e investimentos que serão desembolsados com promoções, infraestrutura ou mão de obra.
Além disso, é essencial fazer a verificação do estoque para não gerar excesso de mercadorias ou correr o risco de anunciar produtos que não estão disponíveis.
Monitore os resultados
Por fim, para ter uma estratégia de marketing sazonal eficaz, você deve acompanhar a performance das ações e monitorar os resultados.
Dessa forma, você consegue entender quais materiais impactam mais intensamente o público e, até mesmo, quais iniciativas precisam de reajustes ou aprimoramentos.
Conclusão
Como vimos, o marketing sazonal pode ser um recurso de suma importância para alavancar as vendas do seu negócio. Isso porque ele oferece meios para a sua empresa alcançar leads qualificados, chegar a novos compradores e, principalmente, te ajuda a aproveitar ao máximo as oportunidades de negócios que surgem em datas específicas.
Mas, se você deseja aprimorar ainda mais o seu posicionamento de marketing e de mercado, entre em contato com a nossa equipe de especialistas e agende a sua consultoria.
Não perca tempo! Acredite no seu potencial!
Fonte: Imagem – www.pexels.com