Mudança no algoritmo do Facebook afeta fan pages
Anunciado no final de janeiro, o novo algoritmo dará tratamento diferenciado para as atualizações das fan pages. O objetivo é fazer com que as publicações com links ganhem mais destaque. Em curtas palavras, posts com texto e link (sem foto) podem conquistar um alcance maior para as fan pages daqui para a frente.
Caso você esteja percebendo que o alcance das publicações de determinada fan page já não é o mesmo, preste muita atenção à essa atualização. As tradicionais publicações de texto, link e foto podem obter menor alcance e ser menos relevantes para os seus curtidores.
Já os posts com apenas o texto e link “embedded” – quando o link pode ser visualizado com uma pequena imagem abaixo – devem aparecer com maior frequência na timeline dos usuários.
Anteriormente, o algoritmo EdgeRank não separava as atualizações dos usuários e das páginas, ficava tudo misturado na sua timeline, se lembra? Para as empresas (ou páginas), na versão anterior, o cálculo para a aparição na página dos curtidores era feito de acordo com as afinidades de cada pessoa com determinada página – pelo nível de interação.
De acordo com o depoimento do gerente de produto do Facebook, Chris Turitzin, no comunicado oficial, o ranking da News Feed necessita dessa distinção. E com ela, surgiu a necessidade de redefinir o algoritmo e de ranquear melhor os conteúdos das páginas.
Não se espante se as imagens sumirem da sua timeline. A mudança é planejada e estratégica. No lugar, deverão aparecer mais vídeos, links para acessar sites, players do soundcloud, entre outros formatos de conteúdo.
Fonte: Conversion, Facebook