Mundo Online: Sua empresa está preparada?
De acordo com o estudo “Sondagem do Comércio”, feito pela Fundação Getúlio Vargas, a pandemia provocou uma grande migração do comércio varejista brasileiro para o meio digital. Sendo as vendas online uma grande fatia do faturamento dessas empresas.
Antes da crise sanitária, o e-commerce representava, em média, 9,2% da receita. Mas, em julho de 2020, com quatro meses de pandemia, a marca dobrou e foi para 19,8%. Em 2021, a marca atingiu 21,2%.
Para além das vendas, as empresas precisaram se adaptar ao então chamado “novo normal”. Para isso, muitas coisas precisaram ser repensadas. Até mesmo os formatos de trabalho, que ganharam modelos híbridos, ou passando a operar de forma totalmente remota em alguns casos.
Dessa forma, a partir dos desafios impostos nos últimos dois anos, a pergunta a ser feita é: A sua empresa está preparada para o mundo Online?
O impulso para o Mundo Online
É fato que a pandemia impulsionou a digitalização de empresas, principalmente para minimizar o impacto da circulação de clientes e funcionários nas lojas físicas. E isso atingiu de forma uniforme pequenas, médias e grandes empresas.
Porém, nem todas conseguiram se adaptar ao universo digital e suas demandas. Por isso, muitas empresas saíram prejudicadas.
Além disso, também é importante mencionar que muitas empresas não souberam lidar com o imediatismo das redes sociais e dos outros canais digitais. Com isso, foi percebida a falta de preparo das empresas para encarar as demandas do mundo online.
Dessas demandas, ganham destaque o acompanhamento na jornada de compra, o pós-vendas, o atendimento ao cliente, a organização interna, entre outros.
Vantagens do mundo Online
O mundo online, embora desafiador, permite explorar inúmeras possibilidades de negócios, além de permitir o destaque e valorização da sua marca. Confira a seguir algumas dessas possibilidade:
Valorização da marca
Começando pela valorização da marca, hoje existem diversas técnicas específicas para aumentar o valor da marca no mercado. O principal exemplo disso é conquistado através da produção de conteúdo relevante, que atraia a atenção dos clientes. Sendo assim, as empresas também tem a possibilidade de ganhar destaque perante a concorrência, além de autoridade dentro da sua área de atuação.
Integração com o público
Hoje em dia os clientes sempre estão sempre pesquisando boas marcas para realizar as suas compras ou contratar um serviço de qualidade. Para isso, além de buscar informações oficiais de uma empresa, essas pessoas também buscam referências, sugestões e críticas de quem já realizou um negócio anterior com determinada marca. Tudo isso é possível porque hoje há grande conectividade entre os compradores no mundo online.
Aumento nas vendas
Outra vantagem do mundo digital para as empresas é o aumento das vendas através da internet. Isso acontece porque o uso da internet no Brasil cresce a cada dia, chegando a 152 milhões de pessoas, representando 81% da população no país, entre 2020 e 2021.
Então, que tal investir em um bom site de vendas e nas possibilidades das redes sociais?
Mantenha-se ativo no mundo digital e prepare sua equipe para receber os contatos dos seus clientes. Pesquise e analise os horários de maior interação e adeque suas operações para atender essa demanda que vai além do horário comercial. Assim, você não perde ótimas oportunidades de vendas e ajuda a consolidar a sua marca!
Lembre-se que, se você está no digital, pessoas de todos os lugares do Brasil e do mundo poderão encontrar o seu serviço/produto mais rápido!
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