Os negócios digitais que devem crescer muito no Brasil nos próximos anos

Os negócios digitais que devem crescer muito no Brasil nos próximos anos

Falamos muito sobre como a internet mudou (e continua mudando) a forma de como as pessoas se relacionam e como fazem negócios!

O mundo digital possibilitou o surgimento de uma nova classe de empresas nos últimos anos. Vamos entender o que são e quais são os negócios digitais que tendem a crescer nos próximos anos?

O que são negócios digitais?

Podemos dizer que são empresas que se aproveitam das facilidades que o meio digital oferece para servir seus clientes! Além de utilizar a internet para boa parte do relacionamento interpessoal, são empresas que não dependem exclusivamente de ambientes físicos para funcionar. Quer melhor eficiência que essa?

Geralmente os clientes nem chegam a visitar uma unidade física da empresa!

Como exemplos já conhecidos no Brasil, podemos citar o iFood, famoso aplicativo que cria uma ponte entre consumidores, restaurantes e lanchonetes.

Recentemente, a revista Exame entrevistou o “guru do marketing digital”, Neil Patel, que já trabalhou como consultor para empresas como Google, General Motors e Amazon. Neil trouxe suas apostas para serviços e produtos em ascensão no Brasil.

Setores que prometem

Antes de tudo, vale a pena compartilhar um conselho do próprio Neil Patel: os consumidores estão cada vez mais digitais e isto é algo que as empresas precisam acompanhar para manter suas portas abertas no futuro.

As pessoas estão dispostas a aproveitar as facilidades que aplicativos e outras maravilhas tecnológicas estão oferecendo. Várias empresas aproveitado o momento e saíram na frente.

Tudo isso tem muito a ver também com a Internet das Coisas, uma tendência crescente no cenário mundial e que deve afetar nossas formas de comércio.

E-commerces

Os números do comércio eletrônico brasileiro já afirmam que esta é uma grande tendência. Cada vez mais as lojas brasileiras passam a ter presença virtual.

Sua força tem sido tanta nos últimos anos que elas conseguiram trazer números positivos mesmo com a crise, sendo uma alternativa para grandes marcas manterem seus lucros.

A Associação Brasileiro de Comércio Eletrônico (ABComm) projeta um crescimento de 18% para o e-commerce brasileiro em 2020. O setor deve atingir a marca de R$106 bilhões em vendas.

As possibilidades que o e-commerce oferece são muitas. Afinal, é possível que uma empresa esteja presente em aplicativos (como o iFood, Uber Eats ou Rappi), em marketplaces ou com o seu site próprio.

Empresas de serviços financeiros

Os negócios digitais que trabalham no setor de finanças também são uma tendência no Brasil. Um dos exemplos de maior sucesso é o Nubank, serviço de cartões de credito, que ganhou o gosto popular pela sua praticidade e redução de taxas inconvenientes.

Segundo Neil Patel, esses negócios podem explorar uma infinidade de serviços! Afinal as atuais instituições financeiras são muito burocráticas e facilmente caem no desgosto do consumidor.

No Brasil, as empresas hegemônicas do setor têm buscado também se atualizar, mostrando que esse é um nicho bastante interessante de se explorar. O Bradesco há alguns anos criou o Next, o banco digital do slogan “Pode chamar de banco. Pode chamar de app.”

Material informativo

Assim como existem instituições de ensino tradicionais, os negócios digitais possibilitaram um novo nicho, a das empresas de infoprodutos. São elas que geralmente oferecem cursos on-line e outros materiais didáticos sobre temas específicos.

Este nicho também permite ser explorado de várias maneiras. Assim como dizem que é possível “ensinar de tudo”, essas empresas podem trabalhar com uma infinidade de conteúdos. Alguns, claro, sempre serão mais populares que outros.

Aulas de inglês são extremamente famosas na internet, assim como a temática do marketing digital. É fácil encontrar empresas que trabalhem vídeo-aulas, desenvolvam e-books e outras formas de conteúdo explorando temas pertinentes de forma didática e on-line.

Por falar em cursos, você já viu a nossa Aula Virtual Gratuita “Como explorar a bio do Instagram para expandir os negócios da sua empresa“?

Seguros

Ainda não muito famosas no Brasil, a insurtechs (negócios digitais do setor de seguros) devem crescer. A ideia é que elas possam tornar o processo de obtenção e manutenção de seguros menos complicado e burocrático.

“Estamos falando de um modelo de negócios que mostra como desapegar do conservadorismo para inovar e conseguir se manter no mercado”, diz Patel.

Marketing de conteúdo

O nosso tão querido marketing de conteúdo foi citado pelo Neil Patel como uma das tendências entre os negócios digitais. Segundo ele, a criação de conteúdo de qualidade para empresas e serviços é algo em potencial, já que cada vez mais os negócios apostam nesta estratégia.

O conteúdo produzido não é apenas informativo, mas procura criar um relacionamento fiel com o consumidor. Além de entender suas necessidades, tirar suas dúvidas e trazer algum benefício para o seu cotidiano. É uma ferramenta muito poderosa e atrativa que as empresas podem ter nas mãos.

Plataforma de serviços

Será cada vez mais comum a presença de canais que concentram um grande número de ofertas de produtos e serviços, ampliando a visibilidade dos comerciantes e facilitando as escolhas do consumidor.

Esses canais já existem: já ouviu falar dos marketplaces? No entanto, segundo Patel, a expectativa é que essas plataformas cresçam ainda mais, ampliando a gama de possibilidades e serviços oferecidos.

Algo que muitas pessoas esquecem é que esses canais, que sempre são acessados massivamente, também constituem oportunidades a serem exploradas.

Por onde começar?

As dificuldades para os negócios digitais darem certo no Brasil existem, e não são poucas. No entanto, destaca-se a perseverança do brasileiro e a vontade de ser o seu próprio chefe.

Outra grande vantagem dos negócios digitais é que eles precisam de poucos recursos, como um bom computador e boa conexão com a internet. Sendo assim, é possível encarar as tarefas sozinho por algum tempo.

É claro que depois de alguns meses, com seu negócio tendo sucesso, chegará o momento de pedir ajuda para profissionais. Agências de marketing digital têm a experiência necessária no assunto para fortalecer a presença e imagem positiva de uma marca.

Se você está tentando um negócio novo, esperamos que você tenha êxito desde já. Quando precisar de uma ajudinha, não exite em falar conosco!


Por redação Projetual, com informações de Exame.

COMPARTILHE: