Nem tudo é para todos: a aplicabilidade das tendências

Nem tudo é para todos: a aplicabilidade das tendências

A frase título deste texto parece ruim? Pois se tratando de mídia/canais não é!

“Vídeos são tendência”, “o Snapchat está crescendo”, “fulano está fazendo isso”, “marca tal está fazendo aquilo”, possivelmente, se você trabalha com publicidade, social media, marketing ou afins, já ouviu algum colega de trabalho considerar algumas possibilidades porque leu ou ouviu falar por aí que tal alternativa é a bola da vez. Isso é legal? Sim, porque saber tudo o que rola por aí no mercado é sempre bom. Sempre funcionará? Obviamente que não! E é sobre isso que queremos conversar com você hoje.

Antes de tudo…

O que é uma tendência? Você sabe? Nós sabemos! Bem resumidamente, uma tendência é, na verdade, um movimento social dinâmico, espontâneo ou induzido, que consegue organizar um grupo significativo de indivíduos ao ponto extremo de levá-los a ter um comportamento semelhante e identificável em um determinado período de tempo. Até aqui tudo bem? Então, continuemos.

Dois pontos importantes da definição acima temos de destacar: grupo e período de tempo. Por que eu destaquei estas duas palavras? Por um simples motivo: elas afirmam exatamente o que o título deste texto diz: NEM TUDO É PARA TODOS. Não é porque o Snapchat é uma tendência que ele é funcional para todas as marcas ou empresas. Não é porque os vídeos estão em alta que podemos apenas sair por aí fazendo vídeos do nosso cliente a fim de “participar da tendência”.

Utilizar uma tendência deve ser algo, antes de tudo, estratégico, racional e consistente. Gritar aos quatro ventos que algo está em alta sem analisar se sua utilização é viável, não passa de deslumbramento intelectual que, na prática, além de não gerar resultados para o cliente, pode gerar problemas. Uma coisa que eu sempre digo é: se vai fazer, faça bem feito, porque se não o tiro no pé vai doer bastante. E para fazer bem feito é necessário estudar e compreender o que se está fazendo, não apenas achar que sabe.

Aplicabilidade

Para você ter certeza de que uma tendência é funcional para um determinado cliente, você precisa analisar os dois fatores que destaquei no bloco de texto anterior: grupo e período de tempo.

Pergunte-se:

  • Esta tendência é de qual público específico? Jovens? Idosos? Mulheres? Homens gays? De qual idade?
  • Por quanto tempo ela está sendo utilizada? Ela já não é obsoleta? Quais são as minhas fontes sobre isso? Será que dura?

Depois de se questionar, encontre as respostas com responsabilidade e consciência, sem se deixar levar pelos impulsos da novidade, porque só assim você conseguirá perceber se aquela determinada tendência é realmente aplicável.

De nada adianta querer implacar a presença digital de uma marca no Snapchat, por exemplo, sendo que o público específico daquela marca não está por lá. Por isso, antes de achar que uma tendência é funcional só porque ela é uma tendência, lembre-se das outras alternativas existentes, sei lá, podemos citar as redes sociais de nicho. Apesar de elas serem menores que o Facebook, o Instagram ou o próprio Snapchat, proporcionalmente ela pode concentrar mais usuários que se encaixam no perfil que você procura.

E aí, este texto fez sentido para você? Realmente esperamos que sim! E se você tiver mais dúvidas sobre aplicabilidade das tendências, seja na web ou não, converse conosco, será um prazer atendê-lo.

Por Igor Francisco

Redator-chefe

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