Novas regras nas páginas do Facebook: como não ser punido
Não é a primeira vez que anunciamos nesse ano que o Facebook está aderindo medidas para evitar os spans nas timelines de seus usuários. As publicações do tipo “isca”, que pedem explicitamente comentários, curtidas ou compartilhamentos já eram banidos pela rede social, como mostramos aqui, e as últimas notícias sobre o Facebook mostram que ele continua criando novas medidas para evitar esse tipo de publicação.
Entre as mudanças do Facebook, essa última tem um item importante para a publicidade: o sensacionalismo de sites e empresas também serão punidos. Algumas páginas costumam publicar posts que utilizam textos que muitas vezes não representam a realidade, mas fazem com que os usuários cliquem nos links.
O objetivo do Facebook é conhecer a relevância das publicações, ele vai analisar o número de cliques nos links, quantas pessoas compartilham o post e o tempo que os usuários ficam nas páginas. Assim eles podem interpretar quais são as postagens mais relevantes, e posts com “isca de clique” aparecerão cada vez menos nos feeds de notícia dos usuários. “Se muitas pessoas clicarem no link, mas poucas curtirem, comentarem ou compartilharem a publicação com seus amigos, consideraremos que a pessoa clicou em algo que não valia a pena”, disse a empresa em comunicado.
Outra medida anunciada diz respeito ao compartilhamento de links nas publicações, páginas que publicam diretamente o link no post tendem a ser mais bem vistas pelos usuários, ao invés de publicar uma foto com um link na descrição.
O Facebook passará a priorizar posts que tenham o formato “post+link”, para que as páginas não usem imagens que atraiam a atenção e convidem para clicar no link, que muitas vezes não está relacionado com a imagem. “Estamos realizando estas mudanças para garantir que conteúdos errados não atrapalhem o que as pessoas querem realmente ver no Facebook”.
A melhor maneira de evitar que sua página seja punida por postagens em formatos indevidos é não usar chamadas sensacionalistas, com links que levam os usuários até páginas sem conteúdo relevante e usar posts com link e manter a foto gerada pelo link.
Um bom profissional em mídias sociais está sempre atualizado sobre as mudanças do Facebook para monitorar de maneira correta as páginas de seus clientes. Na Projetual você encontra excelentes serviços em mídias sociais.
Fonte: Canal Tech, Softonic, AdNews.