Anúncios geolocalizados e outras novidades do Facebook
Faz pouco tempo que nós falamos sobre as últimas novidades do Facebook e outras redes sociais. Mas a líder das redes já nos surpreendeu com mais atualizações, principalmente em recursos interessantes para o marketing digital.
A empresa de Zuckerberg já acumula mais de 2 bilhões de usuários, todos suscetíveis a receber anúncios de empresas diversas enquanto navegam na rede. É impossível não ficar impressionado com a escalada de popularidade da rede social nos últimos anos, e certamente sua plataforma comercial foi uma das responsáveis pelo crescimento de 48% da empresa em 2017.
De olho na localização
Novas funcionalidades e recursos comerciais para os empresários e administradores de páginas não param de chegar. O mais relevante entre os últimos provavelmente são os anúncios geolocalizados, que basicamente aparecem para o usuário de acordo com sua visita física em lojas específicas.
Digamos que um usuário esteja caminhando pela rua e entre em uma loja de roupas. Desde que ele tenha a localização de seu celular ativada e a empresa invista em Facebook Ads, há grande possibilidade de ele ser atingido por um anúncio da loja que ele visitou logo depois, provavelmente indicando para ele alguma promoção ou novos produtos. Isso acontece independentemente de o usuário ter comprado ou não algo no lugar.
E também nas ligações
Junto às novidades dos anúncios geolocalizados, o Facebook também anunciou, que passará a reproduzir anúncios em empresas as quais o cliente tenha entrado em contato com o SAC. A rede não deixou claro como passaria a anunciar para o usuário depois que uma ligação para a empresa fosse feita, nem como ficaria sabendo que essa ligação ocorreu.
Essa novidade recebeu algumas críticas, já que um cliente poderia querer entrar em contato com a empresa para reclamar ou cancelar um serviço e, assim, não iria receber bem qualquer conteúdo publicitário. De fato, pode não ser muito bem encarada por alguns usuários mais atentos e exigentes.
Para quem investe em vários canais
Nos últimos dias, o Facebook também anunciou uma nova ferramenta para seus clientes que apostam em várias mídias para divulgar suas marcas. O Facebook Cross-Platform Brand Lift é uma ferramenta desenhada especificamente para quem investe em anúncios televisionados e também nas redes sociais.
O que ela faz é cruzar as informações de alcance dos anúncios de TV com as métricas do Facebook, numa forma de ajudar os empresários a mensurar o resultado de seus esforços nas mídias. A rede social hoje reconhece que os consumidores estão em vários lugares, migrando entre as plataformas e absorvendo informações de todos os lugares. A nova ferramenta é uma tentativa de ler a relação dos consumidores com os diferentes canais..
As novidades do Facebook e nas outras redes são cada vez mais frequentes e oferecem diversas opções para quem pensa em investir comercialmente nas redes. Quer saber as vantagens de investir em sua marca através da rede social? Converse com a Projetual! Ajudaremos a colocar sua empresa no mapa!
Por redação Projetual.