O fenômeno da Segunda Tela
Second Screen, traduzindo para o português: Segunda Tela, é, resumindo, um termo criado para o ato de usar uma tela extra, de um smartphone ou um tablet, enquanto assiste televisão. Mas o que esse termo influencia no comportamento das marcas que estão presentes na TV ou no mobile e por que ele é considerado um fenômeno atual?
Esse comportamento dos espectadores da televisão já vem sendo estudado desde 2009, e uma pesquisa de 2012 realizada pelo IBOPE Nielsen Online mostrou que 43% dos brasileiros com acesso à internet estavam online enquanto assistiam à televisão, número que certamente cresceu até hoje. O hábito de consumir TV e compartilhar nas redes sociais é um fenômeno característico da época em que vivemos, e tem como um dos fatores principais a rápida disseminação dos smartphones no país: 43 milhões de brasileiros estão conectados via smartphone.
Segundo pesquisa da IAB Brasil, a televisão como mídia está em segundo lugar entre as mídias mais consumidas nos lares brasileiros, perdendo para a internet. Não é a toa que os anunciantes e as próprias emissoras de TV estão colaborando com o fenômeno da segunda tela, como o exemplo dos programas que, durante sua programação, fazem perguntas para serem respondidas online, buscando a participação do telespectador “nas duas telas”.
A maneira com que os usuários recebem e consomem as informações também contribuí para o fenômeno. Segundo pesquisa, 26% das pessoas que estão conectadas às redes sociais são influenciadas pelos comentários e escolhem a programação de acordo com o que estão lendo nas redes, e essa pratica está cada vez mais se tornando comum. Para conseguir dados mais precisos sobre o assunto, o IBOPE irá realizar medições cruzando a audiência dos programas de TV e suas repercussões nas redes sociais.
Você também faz parte da tendência da Segunda Tela? Analisando os esforços das emissoras de TV em estar presente também no online, você considera a Segunda Tela como uma forma de segurar sua audiência?