O meio é, realmente, a mensagem?
Se você estudou comunicação a fundo em algum momento da sua vida, possivelmente se deparou com o axioma* “o meio é a mensagem”, expressado por Marshall McLuhan em sua obra “Os Meios de Comunicação como Extensão do Homem”, que data o ano de 1964. No entanto, se você não estudou comunicação, não tem problema, porque este texto explicará sobre o que estamos refletindo.
O sociólogo Marshall McLuhan se propôs a estudar a dinâmica da relação entre os meios de comunicação e a sociedade e, por isso, chegou à conclusão acima citada que, hoje, é entendida por acadêmicos da área e profissionais de comunicacão praticamente como uma máxima. E nós da Projetual concordamos com ele. Você deve estar se perguntando agora: “Ok, mas vocês concordam por quê?”.
Inicialmente, vamos entender a frase de McLuhan. Não há dúvida, gramaticalmente falando, que a frase é uma comparação que iguala o meio (mídia pela qual uma determinada mensagem é veiculada) e a mensagem (discurso produzido que pretende se fazer compreendido por quem o recebe). Ou seja, ambos são a mesma coisa? Não! Não é isso que a frase significa. Em linhas gerais, o que McLuhan quis expressar, é que o meio faz a mensagem ser compreendida. Ou seja, cada mensagem precisa ser exposta no meio correto, caso contrário ela perderá, totalmente ou em partes, o seu objetivo.
Quando um job chega até nós, aqui na Projetual, além de analisarmos dialeticamente todo o contexto que faz parte de sua produção (analisar os pontos de vista existentes para o mesmo fato/coisa), adaptamos a mensagem que deverá estar na peça ao meio pelo qual ela será veiculada. Por exemplo: se você quer vender um automóvel dizendo que ele é barato e novo, tal informação será emitida de uma maneira diferente dependendo da mídia utilizada para a sua divulgação. Em resumo, o que queremos dizer – e que Marshall McLuhan já disse – é: o rádio é diferente do jornal, que é diferente da TV, que é diferente do e-mail. A mesma mensagem pode estar em todos eles, mas com formas diferentes.
Apesar de parecer uma obviedade, essa análise não será feita – pelo menos não corretamente – por quem não entende ou não está inserido no universo da comunicação, que muda constantemente. Cada estrutura midiática exige um formato diferente de discurso. Assim como uma mensagem verbalizada se torna outra quando redigida, um discurso veiculado no rádio necessita de outra forma, por exemplo, para estar na TV. E, às vezes, adaptá-los para diferentes plataformas não é uma tarefa fácil.
Se a sua empresa pretende se comunicar de maneira eficaz com os públicos que fazem parte do dia a dia dela, com certeza você precisa saber qual é a melhor forma de conversar com eles e, possivelmente, você precisará de ajuda profissional para isso. Por isso, converse conosco. A Projetual possui uma equipe multidisciplinar, com profissionais experientes que saberão entender o que você quer dizer e, mais que isso, saberão como traduzir tudo da melhor maneira possível, a fim de garantir que os seus clientes entendam exatamente o que a sua empresa quer dizer.
*axioma é a palavra utilizada para significar uma premissa ou fundamento considerado verdadeiro ou evidente.
Fonte: Redação Projetual