O poder dos brasileiros nas redes sociais
Com certeza você já sabe que somos os campeões quando o assunto são as redes sociais. Ainda na época do Orkut, a gente já dominava o espaço. Agora, então, somos realmente a maioria.
E foi a partir desta constatação que a empresa de pesquisas on-line, SurveyMonkey, em parceria com a social@Ogilvy, realizou um estudo que afirma: os brasileiros são os que mais indicam marcas via redes sociais.
Os dados foram recolhidos a partir de uma mostra que contou com mais de 5.500 internautas de 11 países. Entre os principais indicadores revelados, destaca-se a informação de que 42% dos entrevistados brasileiros declararam usar as redes sociais para recomendar marcas a amigos ou conhecidos, o que coloca o Brasil como o primeiro nesta categoria.
O objetivo final do estudo era descobrir quais são as motivações que levam as pessoas a promoverem ou não uma empresa. Os entrevistados que afirmar promover determinadas marcas estão mais presentes nos países emergentes, como o Brasil, já citado, a China e a Índia.
Outra informação interessante é que aproximadamente 94% dos brasileiros afirmaram que seguem alguma marca nas redes sociais, número que deixou o país atrás apenas da China, cujo percentual é de 96%.
O contrário também é verdadeiro
Assim como os internautas promovem uma marca, eles podem fazer o oposto. O Brasil é líder do ranking de pessoas que compartilham as experiências negativas que tiveram com empresas nas redes sociais. Por aqui, 78% dos internautas que participaram da pesquisa declararam que também compartilham as experiências ruins com os seus amigos.
Manter um relacionamento próximo e amigável com os seguidores da sua marca nas redes sociais é uma ótima maneira de garantir uma divulgação orgânica dos seus serviços e produtos, o que significa, claramente, aumentar os rendimentos.
No entanto, estabelecer este tipo de relação é uma tarefa complicada, que exige planejamento, produção de conteúdo de qualidade e muita criatividade. Está precisando de ajuda para garantir uma presença positiva para a sua marca na web? Converse com os nossos profissionais e saiba o que você pode fazer.
Fontes: IDG Now