O que é branding?
Se alguma agência de publicidade ou profissional da área disser a você que fará um trabalho de branding para a sua marca e apenas mudar a sua logo, acredite, você está sendo enganado, isso porque branding não tem a ver exclusivamente com os símbolos que identificam a sua empresa, mas sim com uma estratégia 360o para fazer que os consumidores se lembrem sempre do que você vende.
Ou seja, em linhas gerais, o objetivo de um projeto integrado de branding é fazer a sua marca ser lembrada sempre pelos clientes. Se você vende sabão em pó, a ideia é que os consumidores lembrem sempre do seu produto quando precisarem repor o estoque do produto em casa.
Definição geral
Enquanto uma marca é aquele conjunto de variáveis que transmite uma determinada sensação aos consumidores a partir dos 5 sentidos humanos, branding é a gestão dessa marca, é como ela será apresentada ao público a fim de fazer com que ela seja lembrada.
Dessa maneira, pode-se dizer que branding trabalha fortemente o que chamamos de posicionamento – como a sua marca se comporta no mercado e o que ela representa. Invariavelmente, branding não tem nada a ver com o que você pensa da sua marca, mas sim com o que você quer que os consumidores pensem dela.
Por isso, uma estratégia de branding não pode ser focada exclusivamente em logo, embalagens ou identidade visual – claro que tudo isso faz parte da estratégia, mas não é o foco principal. Branding precisa ser compreendido de uma maneira muito mais ampla, na qual estejam presentes visões que contemplem, por exemplo, visibilidade, canais midiáticos, presença digital, discurso ou manifesto de marca e, claro, identidade visual.
O que você precisa saber na hora de contratar uma trabalho de branding
Antes de tudo, descubra se a agência ou profissional que você pretende contratar já fez algum trabalho de branding anteriormente – ter experiência é fundamental. Depois, em reunião, peça explicações sobre o que é branding, ou seja, pergunte exatamente o que este texto está te contando, e se eles não estiverem de acordo com o conceito de branding exposto aqui, comece a desconfiar. Se eles passarem no teste, agora é hora de analisar se a empresa contratada tem capacidade técnica para atender a sua marca. Uma boa direção de arte, um redator experiente e uma equipe de planejamento são fundamentais para fazer com que o conceito da estratégia de branding seja forte e, mais que isso, consiga chegar até o público de destino.
Ficou com alguma dúvida sobre esse conceito? Converse conosco, com certeza podemos explicar muito mais sobre branding para você. Marque uma reunião e venha experimentar o nosso cafezinho.
Por redação Projetual Comunicação.