O que é Marketing de Oportunidade? Por que a sua marca deve investir nessa estratégia?

<strong>O que é Marketing de Oportunidade? Por que a sua marca deve investir nessa estratégia?</strong>

Sem dúvidas, durante a sua jornada comercial você já usou alguma estratégia de marketing para apresentar algum produto, ganhar visibilidade ou conquistar novos clientes. Mas, você sabe como aproveitar notícias, eventos atuais, celebrações e, até mesmo, memes para promover a sua marca? Você pode não perceber, mas ao aproveitar fatos atuais para criar conexão com o público-alvo ou promover a sua marca você coloca em prática o Marketing de Oportunidade.

De maneira geral, essa vertente do marketing usa como base datas comemorativas, tendências, acontecimentos atuais e, inclusive, ações da concorrência para desenvolver conteúdo, elaborar estratégias e direcionar campanhas.

Quer saber como o Marketing de Oportunidade funciona? Quer conhecer as vantagens que ele pode trazer para as ações comerciais da sua marca? Então, acompanhe o artigo desta semana. Boa leitura!

Como o Marketing de Oportunidade funciona?

Com certeza, você já fez uma compra ou fez uma promoção especial no Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais ou no Dia das Crianças, não é mesmo? Fazer ações especiais nessas datas é um tipo de marketing de oportunidade.

Além disso, criar campanhas em resposta à reportagens, entrevistas, pesquisas acadêmicas, tendências do mundo digital ou celebrações culturais são mais alguns exemplos do marketing que foca em oportunidades.

Inclusive, possíveis falhas dos concorrentes diretos e indiretos, interações e sugestões dos consumidores também podem motivar a criação de conteúdo que visa fazer a divulgação ou fortalecer o nome de uma empresa perante o mercado e público-alvo.

Por que a sua empresa deve investir no Marketing de Oportunidade?

Agora que você já sabe o que é Marketing de Oportunidade, que tal saber quais vantagens ele pode trazer para as ações de vendas e de divulgação da sua marca.

Aprimora o posicionamento da marca

Via de regra, utilizar acontecimentos do dia a dia em uma campanha de marketing mostra que a marca está atualizada e atenta ao que acontece no mundo. Em geral, a empresa que aposta nesse segmento de marketing conquista uma imagem mais relevante e representativa, pois transmite uma postura conectada não só com os fatos do seu nicho de mercado, mas com a sociedade de modo geral.

Como consequência, aumenta a identificação do público-alvo e a empresa constrói uma reputação sólida e de credibilidade.

Alavanca o engajamento do público

Outra vantagem que o Marketing de Oportunidade pode trazer para as campanhas da sua marca é o aumento do engajamento. Isso porque ao usar elementos que estão no cotidiano do público-alvo é possível chamar a atenção do potencial cliente com mais facilidade e, até mesmo, motivá-lo a interagir mais ativamente com os conteúdos postados pela marca.

Dessa forma, cresce o engajamento, o relacionamento com o cliente fica aquecido e a motivação de compra ganha mais força.

Traz diferenciação e eficácia

Normalmente, as marcas que investem em Marketing de Oportunidade conseguem criar um conteúdo diferenciado para divulgar os seus produtos e serviços.

Afinal, a produção de conteúdo e as ações digitais trazem assuntos relevantes para o momento e as estratégias são mais eficazes no direcionamento para a finalização da compra.

Aumenta a visibilidade

Por fim, outro retorno positivo do Marketing de Oportunidade é o aumento da visibilidade. Uma vez que notícias e tendências despertam a curiosidade da audiência e são alvo de frequentes pesquisas nos mecanismos de busca como o Google. Por essa razão, investir nessa linha de marketing pode ser, literalmente, uma ótima oportunidade para uma marca ser vista por novos públicos.

Inclusive, pode ser uma ótima aliada para as etapas de atração, prospecção e conversão de leads.

Conclusão

Para a estratégia de Marketing de Oportunidade conseguir bons resultados, ela deve ser bem-estruturada, criativa e ter o objetivo de agregar valor para a marca.

Mas, essa linha de marketing exige expertise; e contar com o suporte de uma equipe profissional pode fazer toda a diferença. Nós da Projetual podemos te ajudar nessa etapa, entre em contato e agende já a sua consultoria.

Invista no seu potencial!

Fonte: Imagem – www.freepik.com