O que mudou em 2014 para as mídias sociais e o que fazer em 2015 – Parte 1

O que mudou em 2014 para as mídias sociais e o que fazer em 2015 – Parte 1

O ano que passou foi intenso para as mídias sociais, trouxe diversas novidades para quem está sempre trabalhando com elas e nos mostrou que os públicos nunca estiveram tão abertos ao engajamento em conteúdo comercial e publicitário.

O Simply Measured, organização de captação e análise de dados, desenvolveu um guia explicando as principais mudanças que ocorreram em 2014 na área de Social Media e o que fazer em 2015 para sua empresa atingir da melhor forma seu público-alvo. Preparamos, para você, dois artigos explicando as maiores mudanças e o que fazer quanto a elas. Confira.

Foto: Reprodução/Verticis

  • A necessidade do Instagram

Se antes o Instagram era uma possibilidade para as empresas, agora ele já pode ser considerado uma necessidade. O aplicativo de compartilhamento de fotos já atingiu os 200 milhões de usuários ativos, com 60 milhões de fotos postadas diariamente e 1.6 bilhão de “likes” diários.

Em 2014, 86% das maiores empresas do mundo possuíam uma conta no Instagram, e a tendência é que esse número aumente.

O que fazer?

Invista tempo e dinheiro na sua conta de Instagram, independente de quão movimentado seu mercado é na rede social.

Se a concorrência já estiver por lá, analise a sua atuação e determine o que funciona e o que não funciona, caso contrário, sinta-se livre para abrir a estrada entre o seu mercado e criar uma história de sucesso.

Algumas estratégias que podem ajudar: Marcar usuários influentes na área pode gerar um aumento de 56% no engajamento de usuários, incluir localização gera um aumento de 79% e o acréscimo de pelo menos uma hashtag, 12,6%. Essa última tática é extremamente importante para a exposição do conteúdo da marca, pois assim facilita que os usuários encontrem as postagens de acordo com suas preferências.

  • Alvo no comportamento

Em 2014, o Facebook lançou uma ferramenta para ajudar as empresas a atingir seu real público-alvo. Com a definição de público-alvo para as postagens, você pode escolher a quem atingir com cada conteúdo através de algumas categorias e sub-categorias.

O que fazer?

Aproveite ao máximo a ferramenta para atingir usuários com características mais propensas a se engajar com o conteúdo de sua marca, basta identificar os interesses de seus alvos e planejar suas postagens.

  • Facebook como fonte de notícias

O Facebook lançou também o recurso de “Trending Topics”, já conhecido pelos usuários do Twitter, onde lista os assuntos mais comentados do momento, baseado em fatores como páginas curtidas, localização e assuntos mais comentados no geral.

O que fazer?               

Quando as pessoas clicam em um tópico, elas recebem atualizações populares de amigos e páginas.

Crie conteúdo sobre o que mais tem sido comentado pelos usuários e espalhe com as hashtags que melhor relacionem ao assunto.

Invista em anúncios logo abaixo da sessão de “Trending Topics”. Sabendo os assuntos mais comentados pela sua audiência você pode se certificar de que está criando materiais que preencham as necessidades dos usuários.

  • Criatividade multi-plataforma

Nunca antes as marcas integraram plataformas tão bem.

O que fazer?                  

Invista em vários canais, como as diversas redes sociais existentes, radio, TV e meios físicos.

Você não quer postar para públicos inexistentes, mas também não pode esperar que eles automaticamente engajem-se com o seu conteúdo. É preciso incentivar seus seguidores, envolvendo-os em açõe, possibilitar que eles tenham acesso ao que você está produzido e buscar a interação deles.

É importante, quando usar diversas plataformas, que a mensagem e a ideia seja a mesma em todas, mas ao mesmo tempo flexível. É preciso adaptar os conteúdos. Por exemplo, você pode criar uma campanha de vídeos para o Facebook, reforçar o foco no produto no Instagram e provocar o diálogo sobre isso no Twitter, mas sempre com a mensagem integrada.

  • Diga “Sim” aos influenciadores

Em 2014 algo que ficou bem claro foi que a presença de influenciadores seria de grande importância para as mídias sociais. Ou seja, pessoas populares, celebridades, blogueiros e jornalistas têm se tornado mais importante que nunca para a publicidade.

O que fazer?

Associar-se com influenciadores te dá a oportunidade de se conectar com grupos de fãs que conhecem seu nome, mas não são engajados por ela.

Procure por pessoas que facilmente sejam relacionadas a sua marca, que sejam populares, relevantes e que conduzam interações significativas para a sua empresa.

Ficou interessado em saber mais? Não perca o nosso próximo post, e descubra mais algumas mudanças que são muito importantes para que a sua empresa possa ter o melhor desempenho nas redes sociais.

Fonte: Simply Measured.