O que os Millennials podem nos ensinar

O que os Millennials podem nos ensinar

Millennials é a expressão utilizada por Niel Howe e William Struass, no livro Millennial Rising, para nomear a geração Y, pessoas nascidas entre 1980 e 2000. Essa geração é mais consumista, estão sempre procurando o que há de mais novo em tecnologia, vestimenta e comportamentos, são comunicativos, estão presentes nas redes sociais e usam a internet para encontrar informações.

Foto: Reprodução/ Proxxima

Nigel Miller, diretor global de Talent Engagement da Edelman, recentemente publicou um artigo sobre a visão das pessoas que fazem parte da geração Millennials em relação à como suas ideias podem ajudar a melhorar o desempenho nas empresas e no trabalho.

Segundo Nigel Miller, os Millennials serão os líderes de amanhã, e por isso eles precisam ser ouvidos. Pensando nisso ele elaborou uma lista com dicas que essa geração poderia sugerir sobre engajamento no trabalho:

1. Reconhecimento frequente e instantâneo

Jovens funcionários não estão longe de seus anos escolares em que recebiam feedback consistente, mensurável e comparativo quase semanalmente desde os seis anos de idade. Também condicionados por jogos, millennials estão acostumados a recompensas instantâneas, apesar de virtuais, ao atingir novos níveis de competência. Aplicado ao ambiente de trabalho, nós todos poderíamos nos beneficiar de feedbacks imediatos e específicos invés de esperar por avaliações anuais ou semi-anuais.

2. Utilização mais produtiva de tempo

Eu sempre notei como os millennials estão dispostos a se dedicar em suas horas. Mas não estão interessados em apenas parecer ocupados. Eles demandam reuniões e conference calls mais curtos e em menor quantidade, mas com agendas focadas e lista de tarefas. E quando nosso trabalho está feito, eles nos encorajam a sair e desfrutar o resto de suas vidas, sempre permanecendo conectados, se necessário. A melhor utilização do nosso tempo pode nos tornar mais produtivos, e francamente mais interessantes, quando estamos no trabalho. Não deveria ser esta a meta para todos nós?

3. Gerenciamento de performance a curto prazo

Dentre os estereótipos reforçados diariamente eu percebo que os millennials não têm muita paciência para promessas longo prazo. Baseado em como seus pais frequentemente trabalham duro por muitos anos em uma única empresa apenas para serem mandados embora devido à crise financeira ou ao recesso mais recente, podemos culpá-los? Programas de incentivo a longo prazo e trajetórias de 10 anos de carreira não geram muito interesse. O que eles tendem a abraçar são objetivos claros e mensuráveis que são regularmente tarefas desafiadoras e revistas a curto prazo, em casa ou fora. Com uma rápida mudança requisitando empresas a se tornarem ágeis, a habilidade dos funcionários em serem rápidos será uma grande vantagem.

4. Mais colaboração

Millennials tendem a se sentir muito confortáveis trabalhando em equipes. Eles querem se involver e compartilhar suas experiências o máximo que puderem. Para empresas que valorizam trabalho em equipe e buscam em instigar o espírito de defesa para suas marcas, os millennials podem nos mostrar como fazer isso.

5. Um acordo de trabalho mais explícito

Total transparência entre o empregador e o empregado tem sempre direcionado engajamento. Se os millennials forem mais longe e pedirem por um acordo mais explícito, isso é algo positivo, de acordo com Andy Brown, CEO da Engage. “Cada vez mais, organizações estão estabelecendo um conjunto de ‘termos’ que delineia o que o empregador espera de seus empregados em termos de comportamento, esforço e dedicação; e também o que os empregados podem esperar em retorno em termos de desenvolvimento, oportunidade, cultura e recompensas.

6. Meritocracia

Sim, o oposto de direito. Millennials odeiam “esperar pela sua vez” para dar idéias e fogem de uma hierarquia tradicional de trabalho. Ao evoluir nessa questão, as organizações certamente irão se beneficiar de ambientes aonde as recompensas são ganhas por mérito ao invés de por direito.

7. Mais diversão

Para realmente desfrutar de seus trabalhos, millennials irão dizer a você que realmente querem gostar de seus ambientes de trabalho. Locais abertos que provém engajamento promovem inspiração, inovação e aprendizado. E os colegas de trabalho são a regra versus a exceção, tornando o trabalho e a vida parecidos. Se criarmos um ambiente de trabalho capaz de promover diversão, millennials tendem a ficar por mais tempo.

8. Mais propósito

Millennials vão dizer a você que querem trabalhar para uma companhia que faça uma diferença positiva. Os jovens adultos de hoje tendem a ter experiências de contribuir com seu tempo e esperam que seus empregadores gerem algo além do lucro. Articular um propósito claro, ou direção, e ativamente envolver os funcionários em programas corporativos de responsabilidade social trarão grandes dividendos.

9. Planos de ação de engajamento adaptados

Enquanto há muitos denominadores comuns para engajamento através das gerações, a verdade é que também valorizamos coisas diferentes ao longo de nossas vidas. Eu acredito que os millennials nos aconselhariam a segmentar nossas ações de engajamento e evitar utilizar uma “única ferramenta” para gerar engajamento através de todos, como se fossemos uma massa homogênea.

*texto de NIGEL MILLER, Co-chair da Europe CIS Employee Engagement e diretor global de Talent Engagement da Edelman.

Fonte: Meio e Mensagem, Proxxima, LinkedIn.

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