Expectativas para o marketing omnichannel no mundo

Expectativas para o marketing omnichannel no mundo

Para muitas empresas, a logística de seus produtos pode ser uma tarefa difícil e custosa. Ela afeta não apenas a empresa, mas pode prejudicar o atendimento ao cliente, como, por exemplo, atrasando entregas ou informando disponibilidade incorreta de produtos.

Quando falamos aqui no blog sobre marketing omnichannel, explicamos como esta forma organizacional pode se relacionar a todas as atividades da empresa. O omnichannel tem a ver com interconectividade, com respostas rápidas. Na logística de uma empresa, se refere ao emprego de soluções que aumentem a cobertura da empresa e resposta rapidamente às exigências do consumidor, inclusive, por exemplo, através da realização de entregas rápidas.

Um exemplo clássico de marketing omnichannel é a possibilidade do consumidor comprar pela internet e retirar o produto na loja física. Isso demonstra que as operações da empresa vendedora está conectada, além de preocupada com o consumidor receber o seu produto da maneira mais rápida e barata possível. Essa é apenas uma das vantagens.

O futuro do omnichannel no mundo

Muitas agências de pesquisa de marketing já apontam que o futuro do omnichannel no mundo é de alto crescimento, e que isso afetará grandemente os consumidores. Os dados a seguir são do estudo O Futuro da Operação Omnichannel, conduzido pela Zebra Technologies.

Segundo os entrevistados, apenas 39% deles já operam no formato omnichannel, integrando seus canais e operações. Os maiores desafios para a integração é, segundo eles, a redução de pedidos atrasados, seguido por alocação de estoque e custos com transporte.

No entanto, algumas medidas já estão sendo tomadas pela maioria. Cerca de 76% dos entrevistados usam o estoque da loja para suprir demandas de pedidos online e 86% pensam em implementar e-commerce com retirada física de produtos já no ano que vem. Porém, a parte operacional disso tudo ainda é um problema.

A grande maioria dos entrevistados concorda com as dificuldades da logística, especialmente quando o fluxo de venda é irregular. Cerca de 87% deles concordam que o recebimento e o gerenciamento de produtos é algo realmente desafiador. Quanto mais entregas gratuitas e rápidas, por exemplo, que são coisas positivas, maior é o número de devoluções e desistências de compras.

Quando são consideradas as aplicações reais de soluções omnichannel no mundo, é necessário ainda melhorar coisas básicas, como os processos de código de barras: mesmo que 72% das empresas já utilizem, 55% ainda têm processos ineficientes.

omnichannel no mundo 2

Marketing Omnichannel tem a ver com operações completamente conectadas. Imagem: MyCostumer.

Previsões para um futuro próximo

A maior parte dos entrevistados, cerca de 89%, concorda que o atual dinamismo do mundo digital e da economia exigem melhores soluções para os consumidores, principalmente no que se refere a atender rapidamente a demanda. Muitos consumidores, inclusive, já são omnichannel e tem suas exigências.

É por isso que, com a ajuda de soluções tecnológicas que simplifiquem as operações do omnichannel no mundo todo, a expectativa é que dentro de pouco tempo o prazo de entrega comum de produtos seja de, no máximo, algumas horas.

Entre as empresas entrevistadas, por exemplo, cerca de 78% delas acreditam que até 2023 será possível entregar produtos encomendados no mesmo dia.

Entre os profissionais brasileiros, cerca de 40% dos entrevistados vão mais longe: até 2028 será possível entregar em até duas horas.

Para que isso seja possível, os profissionais e empresas deverão adotar tecnologias recentes e dinâmicas. Uma delas, por exemplo, é o uso de computadores móveis omnichannel com scanner de código de barras, que até 2021 deverá ser usado por cerca de 94% dos entrevistados. Esses computadores deverão permitir uma conexão em tempo real com o estoque físico local, evitando perdas e encomendas desnecessárias.

Isso deve ser acompanhado com o crescente uso da tecnologia RFID, que nos próximos anos deve crescer 49%. Soluções de hardware, software e etiquetação que acompanham a RFID são interconectadas e oferecem dados em tempo real.

Sobre o estudo

Para a pesquisa da Zebra foram entrevistados mais de 2700 profissionais de transporte, logística e outras áreas de varejo e manufatura. Os dados vieram dos Estados Unidos, Canadá, Brasil, México, Colômbia, Chile, França, Alemanha, Reino Unido, Itália, Rússia, Espanha, China, Índia, Austrália e Nova Zelândia.

A Projetual vai continuar de olho no desempenho das tecnologias omnichannel no mundo e certamente vai trazer tudo para você. Caso você queira entender melhor esse conceito, assista ao vídeo que preparamos!

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Por redação Projetual.