Parabéns, Mark Zuckerberg!

Hoje, 14 de maio, o famoso Mark Zuckerberg completa 30 anos, e com apenas essa idade ele é dono de uma fortuna estimada em 27 bilhões de dólares. Ele é responsável por desenvolver a maior rede social da atualidade, o Facebook, e com isso se tornou o 23º homem mais rico do mundo, segundo a revista Forbes, sendo que todos à sua frente têm mais de 40 anos. Sua história rendeu uma biografia não autorizada chamada “Bilionários por Acaso”, que foi adaptada e resultou no longa metragem “A Rede Social”, de 2010.

Foto: Divulgação/ Diário Catarinense

O Facebook já completou 10 anos em fevereiro, o que significa que Mark começou cedo a mostrar sua inteligência. Mas a verdade é que aos 12 anos ele já desenvolvera seu primeiro software, um sistema de mensagem instantânea para a clínica odontológica de seu pai. Também criou um programa chamado Synapse Media Player, que produzia listas de músicas personalizadas e recebeu uma oferta de 2 milhões de dólares da Microsoft pelo programa, mas rejeitou-a.

Aos 20 anos, Zuckerberg e mais três amigos, incluindo um brasileiro, criaram uma rede onde o objetivo era comparar as garotas da universidade e escolher as mais atraentes. A quantidade de acessos e pessoas interessadas no “Facemash” o incentiva a desenvolver o Thefacebook.com, a rede social dedicada aos alunos de Harvard, com o objetivo de criar laços digitais entre estudantes.

Após alguns problemas judiciais, em setembro de 2006 o Facebook é apresentado ao mundo. Qualquer pessoa acima de 13 anos de idade ao redor do globo poderia fazer parte da rede social. O crescimento rápido atrai várias ofertas de grandes marcas, mas Zuckerberg nunca abriu mão de sua criação, que segundo ele, vale 2 bilhões de dólares.

Atualmente, essa é inquestionavelmente a maior rede social do mundo. O gráfico abaixo mostra o crescimento da população mundial, das pessoas conectadas à internet e dos usuários do Facebook nos últimos 10 anos: quase a metade das pessoas que tem acesso à internet tem uma conta na rede social.

Gráfico: Reprodução/ Veja

Todo esse sucesso gira em torno de um lucro líquido de cerca de 523 milhões de dólares, dados do último trimestre de 2013, que alcançou 717% a mais em relação ao mesmo período de 2012. O que também cresceu foi o número de usuários que acessam o Facebook de dispositivos móveis, quase 8 entre 10 pessoas acessam o site por smartphones ou tablets.

Você já se imaginou aos 30 com tanta história para contar? Ser dono do Facebook não deve ser uma tarefa fácil!

Fonte: Veja, Mashable