Persona: você sabe definir o seu público?
Com certeza, quem tem o hábito de ler conteúdo da área de marketing já se deparou, em algum momento, com a palavra Persona. De maneira geral, é muito comum, as páginas e os sites especializados, postarem frases do tipo: “o primeiro passo para criar uma estratégia de marketing é definir a persona” ou “a campanha de publicidade da sua marca deve focar na persona”. Mas, afinal, você sabe o que é Persona? Você sabe identificar o público consumidor dos seus produtos e serviços?
Acompanhe o artigo desta semana e tire as suas dúvidas sobre o processo de criação de personas. Além disso, confira quais pontos são importantes para definir o público central de uma ação de marketing. Boa leitura!
O que é Persona?
Em poucas palavras, o termo é usado para representar o perfil de cliente ideal para o seu negócio. Ou seja, o objetivo de uma Persona é apresentar, com a menor margem de erro possível, qual é o público que demonstra interesse por uma marca.
Mas, é comum acontecer uma confusão entre os conceitos persona e público-alvo. Em geral, a persona é mais centralizada e detalhada. Por exemplo: Susan tem 27 anos, é solteira, sem filhos, graduada em Design de Produto há 5 anos. Tem o desejo de cursar uma segunda graduação em Lisboa pela semelhança do idioma e por ter família nesse país europeu.
Já o termo público-alvo é mais geral e não traz muitas peculiaridades sobre o comprador. Por exemplo: as mulheres jovens com idade entre 25 e 35 anos, graduadas em cursos de Design, que querem estudar no exterior.
Logo, a expressão “público-alvo” é usada quando a intenção é fazer uma referência mais abrangente, e a palavra “persona” vem para dar um sentido mais particular e humanizado.
Como criar uma Persona?
Em primeiro lugar, é necessário fazer um planejamento e pesquisas. Isto é, buscar informações reais sobre os costumes, as características, os comportamentos e demais peculiaridades dos compradores.
Dessa forma, para definir a Persona de uma marca, é preciso realizar uma pesquisa abrangente que não traga apenas informações demográficas, como idade e gênero, mas sim dados sobre as necessidades, as ambições, os desejos, os hábitos, as preocupações, entre outros pontos. Vale lembrar que quanto mais minucioso e detalhado for o perfil da Persona, maiores são as chances de acertar na estratégia de marketing e nas campanhas publicitárias.
A seguir, confira a lista de perguntas que deve ser respondida com a criação da Persona:
– Nome;
– Idade;
– Escolaridade;
– Atividade profissional;
– Remuneração;
– Objetivos, medos, preocupações e ambições, costumes;
– Meios de comunicação favoritos.
Quais são as vantagens da Persona?
Com certeza, uma das principais vantagens de uma Persona é conhecer bem o público de uma marca. Como resultado, há uma redução de custos operacionais e um melhor gerenciamento de tempo.
Além disso, uma Persona bem elaborada, vai apresentar as necessidades reais dos consumidores e, como consequência, as melhores soluções para as dores do público que se interessa pelos seus produtos. Ainda mais, contribui com a definição das estratégias de marketing de conteúdo e campanhas de lançamento.
Por fim, vai determinar qual tipo de conteúdo tem mais chances de conquistar os clientes, vai deixar as estratégias de marketing mais certeiras e mostrar os meios de comunicação que podem trazer mais resultados.
Conclusão
E agora que você já sabe como criar uma Persona e qual a importância dela para os negócios, que tal aprimorar ainda mais as suas estratégias e agendar uma consultoria personalizada com uma equipe que é expert na área de marketing?
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Não perca tempo, venha descobrir qual é o seu público!
Fonte: Imagem – https://pixabay.com/