Planejamento Financeiro de Marketing: Descubra sua importância!
Apesar de sermos impactados diariamente com anúncios e ofertas de centenas de produtos e serviços, muitos gestores ainda subestimam a importância de um planejamento de marketing. Mais ainda, subestimam a importância do planejamento financeiro de marketing.
Sem investir no marketing, a tendência é diminuir seu apelo e destaque no mercado e perante a concorrência e, consequentemente, reduzir as suas vendas.
Se você ainda não iniciou um planejamento financeiro de marketing, não deixe de acompanhar esse artigo!
Por que investir em marketing?
Vocês já repararam que muitas empresas, em um período de crise, iniciam cortes internos e o primeiro setor prejudicado é o de comunicação e marketing?
Apesar de ser algo comum na maioria das empresas do país, é um grande erro, pois, o marketing é fundamental para a construção de uma marca forte que deseja se destacar no mercado.
É com o marketing que as estratégias certas para atrair e fidelizar novos clientes são elaboradas. Então, se você acredita no potencial do seu negócio e quer fortalecer sua empresa, invista no marketing!
Quais os passos para um planejamento financeiro?
Na prática, um bom planejamento financeiro de marketing envolve diversas etapas, mas selecionamos as principais que todo gestor deve considerar.
Tenha metas
Antes de qualquer coisa, o Marketing da sua empresa precisa ser orientado por metas. Assim como é no setor comercial. Há sempre um objetivo como aumentar em 20% os acessos às redes sociais da empresa, ampliar os pontos de distribuição, reduzir custos, entre outros.
Com essas definições, é possível determinar um valor inicial de investimento e o prazo para alcançar essas metas.
Conheça seu público-alvo
Aqui evidenciamos a importância de ter uma persona, pois, é ela quem vai orientar as suas principais estratégias. E para sua definição, preciso fazer pesquisas!
Mas, afinal, qual é a necessidade de saber quem é meu público-alvo? É bem simples: todas as suas estratégias de comunicação e marketing devem ser orientadas de acordo com as preferências e demandas da sua audiência. Se é um público jovem, é um tipo de comunicação, de diálogo, de design. Se é um público mais velho, são outras especificidades.
Tendo explicado isso, fica claro que você não pode e não quer desperdiçar dinheiro com o público errado que não foi devidamente impactado por sua marca, certo?
Entenda as etapas de compra
Agora que você conhece bem seu público-alvo, do que ele gosta e o que ele espera de você, quais os passos que ele dá ao iniciar uma venda com a sua empresa? Ele compra pela internet? Por loja física? Preferem o WhatsApp como canal de comunicação?
Essas são algumas das questões que você deve levantar se quiser entender como é a jornada do seu consumidor. Saber esse processo é indispensável E, cada uma dessas decisões, se refletem nas contas ao final de cada ciclo.
Principais vantagens de um Planejamento Financeiro de Marketing
No planejamento financeiro de marketing, cuidado e atenção são indispensáveis, já que imprevistos sempre podem acontecer. No entanto, entendendo o comportamento do seu consumidor e as etapas da jornada de vendas, fica cada vez mais fácil elaborar uma estratégia assertiva e que, ao final do mês, promova uma redução de custos.
Mas, se você ainda tem dificuldades com o planejamento e quer uma ajuda profissional, não hesite em entrar em contato conosco. Nós temos um time de especialistas preparados para auxiliar com o seu planejamento financeiro de marketing e, claro, elaborar ótimas estratégias para o seu negócio!
Por isso, entre em contato conosco pelo link a seguir: https://projetual.com.br/contato/
Fonte: Imagem – Freepik