Por que o Snapchat pode ser a futura rede social dos adolescentes
Você conhece a rede Snapchat? Esse é o aplicativo de envio de fotos, vídeos e mensagens que são deletadas em poucos segundos, que é famoso entre adolescentes e jovens.
Ano passado, o Facebook tentou comprar o app por US$ 3 bilhões, segundo o Wall Street Journal, mas sem sucesso. A oferta foi três vezes maior que a paga pelo app Instagram: US$ 1 bilhão. O Instagram lançou uma nova função de compartilhamento de fotos privadas, que se assemelha à função do Snapchat, mas sem muita repercussão. E por que o Snapchat tem tanto valor?
O instituto de pesquisa Pew Research Center divulgou que 9% dos donos de smartphones nos Estados Unidos usam o Snapchat. A verdade é que, como mostra o curta-documentário de Casey Neistat sobre o app, o Snapchat surgiu não para competir com uma rede social, mas para se alinhar com novas vontades e necessidades do público. Ao contrário do Facebook e Instagram, que armazenam as informações a longo prazo, o Snap não guarda as informações por tempo suficiente para que possam ser usadas contra eles em algum momento do futuro. Os “teens” não querem ser julgados por postagens que fizeram no passado, por isso gostam que não existe um histórico virtual.
O curta-documentário a seguir (em inglês) mostra o frisson dos adolescentes ao falar do Snapchat:
Você é dono de uma empresa que tem o público-alvo adolescente e acha que o Snapchat que o aplicativo não é relevante para você, pense melhor. Marcas como Intel, Taco Bell, American Apparel e American Eagle sabem como atingir seu público-alvo com imagens e vídeos. Se sua marca gera conteúdo interno que renda boas imagens, como lojas de roupa e restaurantes, invista nesse tipo de mídia.
Fonte: Canal Tech, Braistorm 9, Folha.