Promovendo marcas com as ações de marketing
Promover marcas através de ações de marketing pode ser uma excelente maneira de conquistar o público por meio de ideias criativas e inovadoras. Essas ações podem acontecer dentro das próprias empresas, em eventos, ambientes frequentados pelo público-alvo ou por muitas pessoas, ou mesmo em lugares públicos.
Ao desenvolver esse tipo de campanha, a originalidade e a criatividade ficam responsáveis por impactar o consumidor, e nesse quesito as grandes marcas mostram que sabem como conquistar o público. Elas também causam instantaneamente atividades nas redes sociais, geradas pelas pessoas que compartilham a experiência.
Emissoras de televisão internacionais são especialistas em produzir grandes ações para promover filmes e seriados. A série americana Dexter, por exemplo, usou fontes em algumas cidades importantes dos EUA, para simular a cena de um crime, deixando-as com “sangue”. A ação aconteceu no mesmo dia da estreia de uma nova temporada, as fitas amarelas de “não ultrapasse” traziam data e horário da estreia.
A série The Walking Dead também é responsável por realizar grandes ações em locais públicos, como essa, criada em protesto à uma rede de TV por assinatura que cortou o sinal do canal que exibia a série, chamada de “Put Zombies Back on TV”, que em português significa “Coloquem os Zumbis de volta na TV”. Pessoas fantasiadas de zumbis, usando uma maquiagem realista, andavam pelas ruas de Nova Iorque e chocavam os moradores:
Para divulgar o mesmo seriado no Brasil, foi usado com ônibus cheio de zumbis, que circulou por São Paulo, passando pelas principais avenidas.
Algumas ações de marketing são mascadas, não apresentam a marca nem o objetivo logo de cara, como o grande viral que causou o homem que perdeu o amor na balada e fez uma campanha para que encontrassem a moça. Na verdade, tudo foi produzido pela Nokia, para promover um novo celular. A campanha não agradou os consumidores, que se sentiram enganados pela marca:
Uma das ações que causou agitação nas redes sociais foi o suposto enterro do carro luxo Bentley do Conde Chiquinho Scarpa, em setembro do ano passado. O conde afirmou que gostaria de enterrar o veículo como os grandes faraós do antigo Egito que enterravam seus tesouros. Seu desejo causou muita revolta, principalmente no Facebook, onde Chiquinho fez seu anúncio. Após muitos compartilhamentos e comentários a ação foi esclarecida, mostrando que era uma parceria entre o governo federal e a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, em busca de promover a doação de órgãos. O Conde deixou um recado em sua página que dizia: “Eu não enterrei meu carro, mas todo mundo achou um absurdo quando eu disse que ia fazer isso. Absurdo é enterrar seus órgãos, que podem salvar muitas vidas. Nada é mais valioso. Seja um doador, avise sua família”.
Você já presenciou de alguma ação de marketing como essas? Acha que essa é uma boa maneira de promover uma marca?
Fonte: Café com Galo, Exame.com.