Quais são as principais áreas do Marketing? Como elas funcionam?

<strong>Quais são as principais áreas do Marketing? Como elas funcionam?</strong>

De fato, o nicho de marketing é muito abrangente, possui várias áreas que possuem objetivos e formas de atuação distintas. Por exemplo, há uma vertente que prioriza o cenário digital, outra que dá destaque para a produção de conteúdo e, até mesmo, um segmento que trabalha com o relacionamento com o cliente.

Mas, você conhece as principais áreas de marketing? Já sabe como elas funcionam na prática? Acompanhe o artigo desta semana e confira as peculiaridades de cada esfera de marketing. Além disso, descubra como elas podem ser inseridas nas estratégias da sua marca. Boa leitura!

Por que o marketing é importante?

Como sabemos, a área de marketing é muito dinâmica e pode ser aplicada a diferentes plataformas e canais de comunicação. Por essa razão, é capaz de atender às demandas comunicacionais de empresas de diferentes segmentos, desde aquelas que preferem as mídias mais tradicionais (meios impressos, outdoors, transmissões de rádio e televisão), até as marcas que priorizam as mídias mais instantâneas (podcasts, webinar e redes sociais).

Além disso, é um campo que está em constante transformação e desenvolve ações e estratégias para trazer os seguintes benefícios para uma marca: fortalecer o posicionamento de mercado, aumentar o poder de alcance, aprimorar a conexão com o cliente, apresentar os diferenciais de produtos e serviços, entre outras funções.

Em síntese, investir em campanhas de marketing é extremamente importante pois ele ajuda uma marca a contribuir uma reputação positiva perante os clientes e potenciais compradores.

Quais são os segmentos de marketing mais promissores? Como eles funcionam?

Agora que você já sabe quais vantagens o marketing pode trazer para os seus negócios, que tal conhecer as principais vertentes dessa estratégia que pode otimizar as suas campanhas e o seu percentual de vendas? Confira a seguir:

1 – Inbound Marketing

Essa estratégia trabalha com dois propósitos: atração e conversão de clientes. Quer dizer, por meio de um processo de troca, fornece ao potencial comprador informações que lhe sejam úteis e que tragam vantagens.

Por exemplo, quando o visitante de uma página virtual, fornece seus dados pessoais para acessar um e-book ou informativo sobre determinado tema, ele se torna um lead e passa a receber material direcionado que visa direcioná-lo para a compra.

2 – Marketing de Relacionamento

De maneira geral, essa linha de marketing tem o objetivo de criar uma conexão com os clientes e busca fortalecer o relacionamento com o público de uma marca, de tal forma que a relação seja duradoura e estável.

O marketing de relacionamento tem a intenção de transformar os consumidores em verdadeiros fãs de uma marca. Dessa forma, é possível agregar uma boa reputação e ganhar publicidade gratuita, afinal, quando há satisfação, é normal os clientes recomendarem os produtos e serviços de uma marca.

3 – Marketing Digital e estratégias de SEO

Sem dúvidas, essa é uma das linhas mais promissoras. Ela prioriza o conteúdo digital e as redes sociais. Em geral, o marketing digital produz material para apresentar uma marca ao seu público-alvo e aumentar o engajamento das postagens e o monitoramento dos resultados dessas ações é feito pelas estratégias de SEO.

Em outras palavras, um complementa o outro. Enquanto o marketing digital cria conteúdo atrativo, o SEO vem para posicionar da melhor maneira esses conteúdos nos mecanismos de busca. Ou seja, ambos aprimoram os conteúdos para que eles gerem mais tráfego para o site, blog e loja virtual de uma empresa.

4 – Tráfego Pago

Via de regra, toda marca busca gerar tráfego orgânico, mas nem sempre as publicações alcançam o resultado esperado. Para resolver essa lacuna, surge como alternativa o tráfego pago.

Essa é uma área de destaque do marketing porque é capaz de garantir visibilidade e rápidos resultados em um curto espaço de tempo.

 5 – Produção de conteúdo

Com toda a certeza, esse formato de marketing é essencial para a empresa que tem a pretensão de melhorar a sua presença digital. Afinal, por meio de um conteúdo útil e atrativo é possível conquistar a atenção do público-alvo, facilitar o dia a dia do cliente e trazer leads qualificados para a jornada de compra.

Ainda mais, é muito versátil e pode fazer interação com o público de diferentes formas, por exemplo: artigos, e-books, newsletters, infográficos, podcasts, entre outras modalidades.

6 – Neuromarketing

O neuromarketing usa parâmetros científicos para explicar o comportamento do consumidor. Ou seja, por meio de dados concretos, conhecimentos de psicologia e áreas correlatas tenta prever qual tipo de conteúdo e abordagem pode ter mais efeitos positivos perante o cliente.

Por fim, essa linha de marketing tem como base as reações cerebrais e comportamentais que podem motivar o cliente durante a trajetória de compra.

7 – Endomarketing

Essa área do marketing desenvolve as ações no ambiente interno das empresas. Isto é, toda a estratégia busca envolver os colaboradores de uma organização e fazer com que esse público se identifique com a missão e valores institucionais.

Com isso, o ambiente organizacional se torna positivo e os funcionários trabalham mais motivados e alinhados com os objetivos da empresa. Como resultado, há aumento dos níveis de satisfação e de produtividade.

Conclusão

Para ter um bom desempenho nas estratégias de marketing é fundamental investir em conhecimento e acompanhar as tendências de mercado.

Além disso, contar com profissionais capacitados pode potencializar o diferencial competitivo das suas campanhas. E a equipe de especialistas da Projetual pode te ajudar nessa etapa da sua jornada.

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Fonte: Imagem – www.freepik.com