Como escolher a rede social ideal para a sua marca?
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Um dos grandes anseios de novos empreendedores é construir uma bela reputação on-line, tornando-se autoridade no segmento em que atua, interagindo com os fãs e criando conteúdo relevante nas redes sociais.
Esse desejo de sucesso é um verdadeiro estímulo para a manutenção saudável dos negócios, afinal, quem não quer prosperar? Entretanto, é fundamental que você saiba onde exatamente sua empresa deve estar, mesmo no ambiente digital.
Por isso, hoje trouxemos algumas dicas para te ajudar a definir em quais redes sociais a sua marca precisa apostar. Vamos lá?
Entendendo o poder das redes sociais
O Brasil é um dos países com mais aficionados por redes sociais! É possível, inclusive, que você tenha descoberto essa publicação por meio de algum perfil em rede social. Pode não ser o caso, mas o fato é que você tem ao menos 1 perfil cadastrado em alguma das mídias sociais mais usadas no país.
De acordo com o Global Digital Report 2019, o Brasil possui uma média diária de 3h34min de uso de redes sociais por pessoa. No ranking, ficamos atrás apenas das Filipinas.
E ao contrário do que se imagina, os números não param de crescer. Ainda de acordo com o estudo, o Brasil conquistou 10 milhões de novos usuários no último ano, um aumento de 8% com relação ao período anterior.
Sabendo disso, é impossível desconsiderar o uso das redes sociais nas estratégias de marketing digital. Cada canal pode significar importante meio de comunicação com o seu público-alvo, identificando as possíveis audiências para o seu produto ou serviço.
As redes sociais mais usadas no Brasil
Durante anos a hegemonia foi do Facebook, rede criada em 2004. Mas como nada dura para sempre, o ano de 2019 apresentou uma surpresa desagradável para Mark Zuckerberg, ao menos no Brasil.
O YouTube assumiu a liderança como mídia social mais usada em terras tupiniquins e com mais de 1 bilhão de usuários ativos e mais de 1 bilhão de horas de vídeos visualizados diariamente.
Apesar de perder a primeira posição, Zuckerberg não tem com o que ficar chateado, já que as 3 redes sociais seguintes, compondo o top 4, são do mesmo dono: o Facebook.
Veja abaixo o ranking das redes sociais no Brasil:
- YouTube
- Facebook Messenger
- Skype
- Snapchat
Como escolher a melhor rede social para o seu negócio
Defina o objetivo estratégico da sua empresa no ambiente on-line
Não basta só estar presente, é preciso saber o motivo pelo qual sua empresa possui um perfil em determinada rede. Por isso defina bem o objetivo da sua marca com relação a estratégia de marketing digital:
- Fortalecer a sua marca?
- Gerar mais engajamento?
- Aumentar as vendas?
Respondendo algumas perguntas sobre o que você deseja fica mais fácil definir em qual apostar. Cada uma possui um perfil diferente de negócios, algumas favorecem as vendas, outras facilitam o engajamento, etc.
O LinkedIn, por exemplo, é uma rede social estritamente voltada a negócios e networking, por isso pode ser uma boa opção para serviços ou produtos B2B, por exemplo.
Leve em consideração o seu potencial criativo
Essa é uma dica muito importante que irá estabelecer alguns limites criativos para o seu negócio. Falando dessa forma pode parecer algo totalmente negativo, né? Mas não é.
Imagine que sua empresa ainda está começando e não há verba o suficiente para investir em produção de conteúdo, fotografia ou vídeo, por exemplo, mas ainda sim você quer marcar presença on-line porque acha interessante. Nesse caso, as suas publicações dificilmente serão atrativas ou 100% originais o tempo todo, uma vez que você sempre dependerá de banco de imagens e afins. Isso pode fazer com que você não passe a credibilidade desejada e em muitos casos pode até ser visto como amadorismo.
Por isso, antes de criar uma conta para sua empresa, observe se você possui as condições necessárias para elaborar o conteúdo que ela exige. Pinterest e Instagram, por exemplo, são redes sociais totalmente visuais, e o criativo é um fator super importante.
Não atire para todos os lados
Parece uma dica óbvia, porém, ainda hoje, é possível encontrar diversos empreendedores desejando ver sua marca em todas as redes sociais possíveis. É claro que quanto maior a sua projeção, mais resultados você terá. Mas cuidado para o tiro não sair pela culatra.
Prefira utilizar canais que façam sentido ao seu negócio, onde você poderá concentrar os maiores esforços de uma forma mais profunda. A profundidade de conteúdo, inclusive, é um dos segredos do sucesso nas redes sociais.
É melhor duas mídias com conteúdo de qualidade do que dez redes sociais com conteúdo raso ou nenhum conteúdo, por ser esquecida ou não haver mão-de-obra para alimentar.
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