Como escolher a rede social ideal para a sua marca?

Como escolher a rede social ideal para a sua marca?

Um dos grandes anseios de novos empreendedores é construir uma bela reputação on-line, tornando-se autoridade no segmento em que atua, interagindo com os fãs e criando conteúdo relevante nas redes sociais. 

Esse desejo de sucesso é um verdadeiro estímulo para a manutenção saudável dos negócios, afinal, quem não quer prosperar? Entretanto, é fundamental que você saiba onde exatamente sua empresa deve estar, mesmo no ambiente digital.  

Por isso, hoje trouxemos algumas dicas para te ajudar a definir em quais redes sociais a sua marca precisa apostar. Vamos lá?

Entendendo o poder das redes sociais

O Brasil é um dos países com mais aficionados por redes sociais! É possível, inclusive, que você tenha descoberto essa publicação por meio de algum perfil em rede social. Pode não ser o caso, mas o fato é que você tem ao menos 1 perfil cadastrado em alguma das mídias sociais mais usadas no país. 

De acordo com o Global Digital Report 2019, o Brasil possui uma média diária de 3h34min de uso de redes sociais por pessoa. No ranking, ficamos atrás apenas das Filipinas. 

E ao contrário do que se imagina, os números não param de crescer. Ainda de acordo com o estudo, o Brasil conquistou 10 milhões de novos usuários no último ano, um aumento de 8% com relação ao período anterior. 

Sabendo disso, é impossível desconsiderar o uso das redes sociais nas estratégias de marketing digital. Cada canal pode significar importante meio de comunicação com o seu público-alvo, identificando as possíveis audiências para o seu produto ou serviço. 

As redes sociais mais usadas no Brasil

Durante anos a hegemonia foi do Facebook, rede criada em 2004. Mas como nada dura para sempre, o ano de 2019 apresentou uma surpresa desagradável para Mark Zuckerberg, ao menos no Brasil.

O YouTube assumiu a liderança como mídia social mais usada em terras tupiniquins e com mais de 1 bilhão de usuários ativos e mais de 1 bilhão de horas de vídeos visualizados diariamente.

Apesar de perder a primeira posição, Zuckerberg não tem com o que ficar chateado, já que as 3 redes sociais seguintes, compondo o top 4, são do mesmo dono: o Facebook.

Veja abaixo o ranking das redes sociais no Brasil:

  1. YouTube
  2. Facebook
  3. WhatsApp
  4. Instagram
  5. Facebook Messenger
  6. Twitter
  7. LinkedIn
  8. Pinterest
  9. Skype
  10. Snapchat

Como escolher a melhor rede social para o seu negócio

Defina o objetivo estratégico da sua empresa no ambiente on-line

Não basta só estar presente, é preciso saber o motivo pelo qual sua empresa possui um perfil em determinada rede. Por isso defina bem o objetivo da sua marca com relação a estratégia de marketing digital:

  • Fortalecer a sua marca?
  • Gerar mais engajamento? 
  • Aumentar as vendas?

Respondendo algumas perguntas sobre o que você deseja fica mais fácil definir em qual apostar. Cada uma possui um perfil diferente de negócios, algumas favorecem as vendas, outras facilitam o engajamento, etc. 

O LinkedIn, por exemplo, é uma rede social estritamente voltada a negócios e networking, por isso pode ser uma boa opção para serviços ou produtos B2B, por exemplo. 

Leve em consideração o seu potencial criativo

Essa é uma dica muito importante que irá estabelecer alguns limites criativos para o seu negócio. Falando dessa forma pode parecer algo totalmente negativo, né? Mas não é. 

Imagine que sua empresa ainda está começando e não há verba o suficiente para investir em produção de conteúdo, fotografia ou vídeo, por exemplo, mas ainda sim você quer marcar presença on-line porque acha interessante. Nesse caso, as suas publicações dificilmente serão atrativas ou 100% originais o tempo todo, uma vez que você sempre dependerá de banco de imagens e afins. Isso pode fazer com que você não passe a credibilidade desejada e em muitos casos pode até ser visto como amadorismo.

Por isso, antes de criar uma conta para sua empresa, observe se você possui as condições necessárias para elaborar o conteúdo que ela exige. Pinterest e Instagram, por exemplo, são redes sociais totalmente visuais, e o criativo é um fator super importante. 

Não atire para todos os lados

Parece uma dica óbvia, porém, ainda hoje, é possível encontrar diversos empreendedores desejando ver sua marca em todas as redes sociais possíveis. É claro que quanto maior a sua projeção, mais resultados você terá. Mas cuidado para o tiro não sair pela culatra.

Prefira utilizar canais que façam sentido ao seu negócio, onde você poderá concentrar os maiores esforços de uma forma mais profunda. A profundidade de conteúdo, inclusive, é um dos segredos do sucesso nas redes sociais.

É melhor duas mídias com conteúdo de qualidade do que dez redes sociais com conteúdo raso ou nenhum conteúdo, por ser esquecida ou não haver mão-de-obra para alimentar. 

Gostou das dicas? Continue acompanhando o nosso blog para mais notícias, curiosidades e informações do universo digital.

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