Redes sociais: entenda como cada uma pode contribuir com a sua estratégia digital
Já sabemos que as redes sociais oferecem um leque de oportunidades para pequenos empreendedores, marcas de renome e para quem deseja ser visto com mais credibilidade pelo mercado e clientes.
Mas, as redes sociais têm funções e objetivos distintos. Por isso, é essencial saber como cada uma funciona na prática, qual é o tipo de audiência de cada plataforma e qual forma de conteúdo ela prioriza (visual ou textual).
O fato é que as páginas sociais são verdadeiras aliadas do processo de divulgação, de construção de imagem e do aumento da visibilidade e poder de alcance. Pensando nisso, confira no artigo desta semana como você pode usar de maneira estratégica as redes sociais mais conhecidas e acessadas pelo público. Não perca!
Redes sociais: saiba como elas podem aumentar o seu poder de influência
Sem dúvidas, as redes sociais vão muito além do entretenimento e, inclusive, são a fonte de informação de milhões de pessoas. Aliás, de acordo com a pesquisa “Tendências de Social Media 2023”, somente no Brasil, são mais de 131,5 milhões de contas ativas e o brasileiro passa, em média, 46h por mês verificando o conteúdo postado nessas plataformas digitais.
A seguir, conheça as particularidades e funcionalidades das redes sociais favoritas dos brasileiros. Além disso, aprenda como usar cada uma delas a seu favor e, consequentemente, seja capaz de aprimorar a sua estratégia digital.
Definitivamente, o WhatsApp já faz parte do cotidiano do brasileiro. Para se ter uma ideia, essa é a rede social mais usada no país, segundo levantamento da We Are Social, 93,4% dos internautas brasileiros, com idade entre 16 e 64 anos, usam diariamente o WhatsApp, montante equivalente a 169 milhões de usuários.
Em vista disso, é uma ferramenta de suma importância para conectar clientes e empresas. Por exemplo, ele é um recurso eficaz para fazer um atendimento personalizado, facilitar a trajetória de compra, motivar vendas e potencializar ações de Marketing Conversacional (que utiliza conversas automatizadas em tempo real para direcionar possíveis clientes para a reta final da jornada de compra).
Indicação de uso: atendimento e vendas.
Youtube
A segunda colocada no ranking das redes sociais mais usadas é o Youtube, são 142 milhões de usuários que assistem e postam vídeos na plataforma. Já em âmbito mundial, são mais de 2,51 bilhões de usuários.
Via de regra, o Youtube aprimorou o sistema de hashtags e, por isso, pode ser usado para trazer diferenciação e autenticidade para a sua produção de conteúdo e, como consequência, criar conexão com clientes e futuros compradores.
Indicação de uso: conquistar empatia, elevar os níveis de autoridade e confiança.
Ainda segundo relatório da We Are Social, o Instagram ocupa o terceiro lugar no ranking das redes sociais mais usadas, até o primeiro trimestre de 2023, foram contabilizados 113,5 milhões de usuários.
De maneira geral, é uma ferramenta indispensável para divulgação de conteúdo visual, tais como: fotos de produtos, vídeos do processo de produção, stories para apresentar um diferencial, reels para humanizar a marca, entre outros formatos instantâneos e interativos.
Indicação de uso: Ganhar engajamento, aumentar a visibilidade e elevar o poder de influência.
De fato, outra rede social que caiu no gosto popular é o Facebook. Inclusive, até 2021 essa era a mídia social mais usada no país, muito em razão da versatilidade e do poder de abrangência. Isso porque disponibiliza muitas funcionalidades para fazer negócios e interagir com novas pessoas.
Ainda mais, é uma ferramenta indispensável para quem trabalha com anúncios e posts agendados
Indicação de uso: formar grupos com interesses similares e reforçar ações de Inbound Marketing.
TikTok
Com toda a certeza, o TikTok é a rede social queridinha do momento, é adorada, principalmente, por adolescentes, influenciadores digitais, celebridades, empreendedores locais e, até mesmo, grandes empresas.
Algumas das vantagens que o TikTok pode oferecer são: várias ferramentas para tornar o conteúdo de imagem mais criativo, possibilidade de produzir vídeos sem a necessidade de muitos equipamentos ou conhecimento técnico.
Indicação de uso: é ideal para quem deseja investir em posicionamento estratégico ou quer complementar as estratégias de Marketing de Influência.
Por fim, outra rede social que é famosa entre os brasileiros e que não pode ficar de fora da lista é o LinkedIn. Porém, ela apresenta particularidades e objetivos um pouco diferentes das outras mídias. Por exemplo, é voltada para conexões de trabalho e comunidades que reúnem pessoas com a mesma profissão ou com o mesmo interesse corporativo.
Além do mais, é uma rede social muito usada para recrutamento e troca de experiências profissionais.
Indicação de uso: fazer conexões na sua área de atuação e colocar em prática o networking.
Conclusão
Você já está presente em todas essas redes sociais?
Antes de criar várias contas por aí, você deve pensar de maneira estratégica e escolher aquelas que têm mais compatibilidade com o seu objetivo profissional e a sua área de atuação.
E se você busca um posicionamento digital mais consistente, entre em contato com a equipe de marketing da Projetual. Juntos, iremos elaborar as melhores estratégias.
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