Redes sociais: melhores horários para posts

Redes sociais: melhores horários para posts

Se você já ficou responsável por gerenciar alguma página no Facebook, no Twitter, no Instagram ou em qualquer outra rede social, com certeza já se perguntou: “posto pela manhã, à tarde ou à noite?”. As respostas podem ser variadas de acordo com o comportamento do seu público, por isso é importante estar sempre de olho nas métricas que você tem acesso.

No entanto, alguns padrões podem ser identificados como tendência e podem lhe auxiliar a atingir um público cada vez maior. Recentemente o Scup – empresa especialista em atendimento, gestão e análise em mídias sociais – divulgou a quinta edição de um relatório que apresenta os possíveis melhores horários para compartilhar conteúdo nas redes sociais. Obviamente, nós conferimos a pesquisa e agora vamos contar tudo para vocês por aqui.

Ao todo foram analisados cerca de 170 milhões de posts no Facebook, Twitter e Instagram em 2014, que demonstraram uma mudança no comportamento do usuário, o que ocasionou, além de outras coisas, uma mudança no horário em que eles acessam as redes sociais. Atualmente, diferente do que acontecia antes, os picos de acesso têm acontecido durante a semana.

Mudança de plataforma

Antes as pessoas costumavam acessar às redes sociais aos sábados e domingos, e usavam para isso os seus computadores desktop instalados em casa. Agora, com o crescimento do uso dos smartphones, acessar à internet é algo que tem sido feito a qualquer hora, principalmente quando as pessoas estão indo para o trabalho, por exemplo.

No Facebook

Na rede de Zuckerberg, os dias mais importantes agora são as terças e quartas-feiras, que correspondem, juntos, a 32% do total de menções analisadas no estudo.

Foto: Reprodução/ Scup

Foto: Reprodução/ Scup

No Twitter

A rede dos 140 caracteres também está mudando de comportamento. O pico registrado especificamente para esta plataforma foi encontrado às terças, entre 23h e 24h; e também às quartas-feiras, das 21h às 22h.

Foto: Reprodução/ Scup

Foto: Reprodução/ Scup

No Instagram

Esta rede difere um pouco das outras duas citadas acima. No Insta, o período mais acessado foi registrado nas sextas-feiras, entre as 19h e as 20h. De acordo com o Scup, um dos principais motivos pode ser as comemorações que as pessoas fazem por causa da chegada do fim de semana.

Foto: Reprodução/ Scup

Foto: Reprodução/ Scup

A pesquisa foi composta por 50,7% de menções do Facebook, 46,1% do Twitter e 3,2% do Instagram.

Se você quer saber mais como trabalhar melhor a marca da sua empresa nas redes sociais, converse conosco. Nossos profissionais estão conectados diariamente em tudo o que acontece neste mercado específico e, com certeza, poderão ajudar você e a sua empresa a obterem um desempenho online cada vez melhor.

Fontes: Scup