Relatório sobre o comércio eletrônico no Brasil
A edição semestral do relatório sobre o comércio eletrônico no país, feita pela empresa E-bit, especializada em informações sobre esse ramo do comércio, foi divulgada nessa quarta-feira (30), trazendo análises e estimativas sobre a evolução do e-commerce. Nesse primeiro semestre de 2014, o comércio eletrônico registrou um faturamento de R$ 16 bilhões, atingindo o crescimento de 26% comparado ao mesmo período do ano passado.
A pesquisa apresentou dados dos seis primeiros meses de 2014, mostrando que o número de pedidos online chegou a 48,17 milhões, contra 35,54 milhões do primeiro semestre de 2014. O tíquete médio desses pedidos ficou em R$ 333,40. 25,05 milhões de consumidores fizeram compras via internet nesse período, e a previsão é de que esse número chegue a 63 milhões até o fim de 2014.
Entre as vendas no comércio eletrônico, a participação de dispositivos móveis subiu de 3,8% para 7%, isso significa um crescimento de 84% em um ano, e a E-bit prevê que esse número atinja 10% até dezembro. Esse dado mostra que as empresas devem estar preparadas para os consumidores que buscam essa compra via smartphones e tablets, esse é o momento de adequar os sites ao acesso mobile.
Dividindo as compras por categorias, o primeiro lugar permanece com o setor de Moda e Acessórios, com 17,5%, mantendo a liderança conquistada na última pesquisa. Em seguida vem Cosméticos e Perfumaria/ Saúde, com 17,4%, Eletrodomésticos, 11,1%, Livros/ Assinaturas e Revistas, 8,8%, Casa e Decoração, 7,5%, Eletrônicos, 5,4%, Esporte e Lazer, 5,3%, Telefonia/ Celulares, 4,8%, Informática, 4,4% e por fim Alimentos e Bebidas, com 3,5% das vendas online.
O perfil desses consumidores é equilibrado, 57% deles são mulheres, a faixa etária da maioria é entre 35 e 49 anos, e 64% correspondem as classes A e B.
Quando o assunto é preço, o Índice FIPE/ Buscapé analisou os preços praticados no comércio eletrônico mensalmente, e o gráfico abaixo traz as variações mensais ao longo do ano:
Você pode ver o relatório completo no link: http://www.ebit.com.br/webshoppers
Fonte: Bem Paraná, Convergência Digital, E-bit.