Reposicionar para você é um problema? Às vezes pode ser a solução
Mudanças, em qualquer área, geram empolgação para uns, mas muita insegurança para outros. Quando falamos exclusivamente de empresas e suas marcas, podemos até mesmo dizer que gera muito mais insegurança do que qualquer outro sentimento.
Reposicionar uma marca no mercado não é uma tarefa simples, de maneira alguma. Ela exige paciência, tempo, estudo, cautela, criatividade e muitas, muitas certezas. No caso de marcas, não é possível mudar sem a certeza de que tudo dará certo. Ok, não vamos mentir que muitas vezes temos de deixar as inseguranças de lado para garantirmos um novo posicionamento, porque se não fizermos isso, jamais saímos do lugar. No entanto, analisamos sempre todas as variáveis, até mesmo as ruins.
Não se trata de mudar o logo – talvez essa seja a parte menos complicada de uma mudança de marca. Reposicionar é, na essência, manter a imagem da marca na mente dos consumidores, mas com uma nova ideia, um novo conceito, que precisa ser forte o suficiente para superar o anterior que já possui espaço garantido no imaginário social.
Nós temos bons exemplos de mudança aqui no Brasil, como o da Havaianas. Este case já é conhecido, mas se é conhecido, com certeza é porque ele é bom. Nos anos 90 a marca era reconhecida por ser mais barata, e única e exclusivamente por isso. As “sandálias” Havaianas eram tidas como específicas de um público sem muito poder aquisitivo, e a empresa percebeu que se ela não se reposicionasse a fim de agregar valor à marca, os negócios não sobreviveriam.
Foi aí que surgiu o “Havaianas – Todo mundo usa”. A ideia da marca de mostrar que até mesmo celebridades usavam seus produtos, com certeza garantiu para a Havaianas um novo universo, no qual ela se tornou uma das maiores empresas do Brasil. Possivelmente os altos executivos da empresa tiveram medo de mudar, mas eles conseguiram fazer isso muito bem.
O que queremos transmitir a você com este texto, é que mudar e reposicionar uma marca pode ser sim uma grande solução. Em um universo empresarial cada vez mais competitivo, ter medo de mudanças pode significar uma estabilidade negativa para a sua marca, o que pode afundar completamente tudo o que você conquistou até hoje. Mudar não é preciso, no sentido de exatidão, mas com certeza é preciso no sentido de necessidade. Pense a respeito disso e, se tiver dúvidas ou inseguranças, converse conosco. Será um prazer ajudá-lo.
Por redação Projetual.