Saiba como usar o Marketing de Influência a favor da sua marca

<strong>Saiba como usar o Marketing de Influência a favor da sua marca</strong>

De fato, a internet vai muito além do entretenimento. Isso porque o cenário digital é capaz de oferecer inúmeras oportunidades de negócio para pequenos, médios e grandes empreendedores. Em vista disso, uma estratégia de comunicação que vem ganhando cada vez mais espaço é o marketing de influência.

Via de regra, essa vertente do marketing atua em parceria com influenciadores e tem o objetivo de impulsionar as ações digitais de uma marca por meio da visibilidade e do poder de alcance dessas personalidades virtuais.

Acompanhe o artigo desta semana e descubra como o marketing de influência funciona na prática. Além disso, saiba quais são as principais tendências dessa vertente e quais benefícios ele pode trazer para as campanhas digitais da sua empresa. Não perca!

Afinal, como o marketing de influência funciona?

O marketing de influência é uma das principais tendências do momento. Para se ter ideia, segundo a pesquisa “Marketing de Influência no Brasil”, idealizada pelo Opinion Box, 77% dos internautas brasileiros seguem o perfil de algum influenciador digital. Ainda mais, o levantamento também mostrou que 55% das pessoas que seguem influencers já realizaram uma compra após a indicação desses profissionais.

De maneira geral, esse tipo de marketing se diferencia pela forma orgânica com que se comunica com o público. Uma vez que ele é representado por pessoas conhecidas e com alto grau de popularidade – um facilitador para criar conexão com a audiência, divulgar com mais persuasão produtos e, até mesmo, induzir seguidores a comprar.

Em síntese, o marketing de influência ganha vida por meio de ações executadas por indivíduos que têm notoriedade no cenário digital, em especial, nas redes sociais. São aquelas pessoas que possuem milhões de seguidores e que têm uma audiência fiel e muito engajada. Geralmente, ao fazer parceria com influenciadores, as marcas conseguem atingir as pessoas certas, aumentar o engajamento e intensificar o interesse do público pelo produto ou serviço apresentado.

Marketing de influência: quais as principais tendências?

Atualmente, as principais tendências de marketing de influência são:

Cocriação: incluir os consumidores no processo de comunicação e de criação, ou seja, inserir a audiência na produção de conteúdo. Com isso, aumenta a identificação com a marca, o poder de alcance e o engajamento.

Automação: no marketing de influência, a automação vem para deixar a criação de conteúdo mais assertiva e focada no público com maior propensão à compra. Por exemplo, o CRM é uma ferramenta que tem esse propósito e traz dados sobre a audiência e, com isso, pode auxiliar as marcas a impactar mais intensamente o cliente.

Inteligência Artificial: além de ser uma grande aliada do processo criativo de uma campanha, a IA é capaz de fornecer informações detalhadas que ajudam a encontrar o profissional da internet ideal para representar a sua marca.

Formatos variados: outra tendência muito usada atualmente pelo marketing de influência é a produção de conteúdo em diferentes formatos. Essa iniciativa busca trazer mais criatividade, interação, proximidade e, principalmente, personalização e humanização para as campanhas.

Quais são as vantagens do marketing de influência?

Sem dúvidas, o marketing de influência pode trazer muitos benefícios para a sua marca. Conheça alguns deles abaixo:

  • Contribui com o aumento da credibilidade da marca;
  • Atinge leads qualificados;
  • Amplia a base de leads;
  • Aumenta o alcance da marca;
  • Favorece a retenção de clientes;
  • Possibilita uma segmentação de público mais precisa;
  • Agrega autenticidade aos conteúdos;
  • Eleva as vendas;
  • Proporciona alto retorno sobre investimento (ROI).

Definitivamente, o marketing de influência é um excelente aliado para fortalecer o posicionamento, os níveis de confiança e o poder de mercado de uma empresa. Ainda mais, é uma estratégia eficaz para atingir novos públicos e gerar engajamento.

Conclusão

Como vimos, o marketing de influência é uma estratégia que se baseia na colaboração entre marcas e influencers com o propósito de divulgar produtos ou serviços. Porém, é importante ressaltar que esse segmento de marketing também exige expertise e planejamento para trazer resultados.

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Fonte: Imagem – www.freepik.com