Saiba o que é material rico e como ele pode ajudar no seu negócio

Saiba o que é material rico e como ele pode ajudar no seu negócio

Imagine que você está iniciando uma nova jornada empreendedora em um segmento que não possui total domínio. Vamos supor que esse novo negócio seja uma loja virtual e você está com bastante dificuldade em organizar o processo logístico de envio dos produtos. Como você não é especialista, você decide buscar informações na internet e encontra dois blogs. 

Um deles possui bastante conteúdo que até podem te auxiliar num primeiro momento, mas logo você percebe que são conteúdos mais superficiais e você precisa de mais. No segundo blog você encontra uma área exclusiva com e-books, podcasts e uma grande variedade de conteúdo com profundidade que responde todas as suas dúvidas. 

Qual blog você terá preferência? Arriscamos dizer que o segundo, certo? Isso porque nesse blog você vai encontrar o que chamamos de material rico, ou seja, uma forma de produção de conteúdo com grande valor para o leitor e o objetivo de responder suas dúvidas.

Por isso, no conteúdo de hoje você vai descobrir o que é material rico e quais os principais benefícios para uma estratégia de marketing. 

O que é material rico? 

Materiais ricos são conteúdos produzidos com maior profundidade e podem ser de diversos formatos para se encaixar na estratégia de marketing. Um dos principais objetivos do conteúdo rico é atrair mais visitantes e gerar mais leads para o negócio, por isso, em grande parte das táticas de divulgação o material é disponibilizado para download. 

Mas, além da questão mercadológica, o material rico também tem um caráter educativo, o que significa que o conteúdo também deve possuir uma grande utilidade ao leitor ou ao visitante que baixar o material. 

O conteúdo rico é a oportunidade que sua empresa encontra para mostrar-se como uma autoridade no assunto, produzindo um material extenso e profundo, que consegue responder as principais dúvidas do seu público. 

Vale lembrar que conteúdos nesse formato são os que exigem maior dedicação por parte dos produtores, em compensação também são os que melhor desempenham em uma estratégia de marketing. 

As vantagens ao criar conteúdo rico

Sua marca se consolida como especialista 

Como você viu na introdução do nosso conteúdo, empresas que apenas se dedicam em responder as dúvidas básicas dos usuários com conteúdo superficiais tendem a parar no tempo e perder credibilidade. Isso porque o público que consome conteúdo rico também dá mais valor ao produtor, uma vez que o enxerga como fonte de consulta para determinado termo ou assunto. 

Se o conteúdo rico é de qualidade, cada vez mais pessoas darão credibilidade ao material produzido, até que você conquiste uma autoridade tão grande que até mesmo outros produtores de conteúdo buscarão você como referência.  

Mais pessoas chegam até você 

Se o seu material realmente dá valor as dores e dúvidas dos clientes, não será difícil conquistar cada vez mais pessoas. Materiais com alto teor educativo tendem a ser bastante compartilhados entre os próprios usuários, ou seja, uma pessoa indica para a outra e o seu conteúdo vai se espalhando e ganhando reconhecimento. 

Além disso, como dissemos, os conteúdos ricos são os que mais se destacam diante do usuário, que sem dúvida irá preferir consultar um material profundo do que um superficial. Logo, você pode aproveitar essa característica para investir em uma área de “material rico” no seu site ou blog, por exemplo. Essa sessão certamente chamará mais atenção dos visitantes e você terá uma vitrine de todos os conteúdos ricos que produz. 

Estratégia robusta de marketing

Além de adquirir autoridade no assunto ou segmento, o material rico também é uma ótima forma de mostrar aos visitantes, clientes e até mesmo a concorrência que você realmente investe em uma estratégia robusta de marketing. 

Mas as vantagens não param por aí e um dos principais benefícios do conteúdo rico é que você pode aproveitá-lo em outras frentes de divulgação, com recortes do próprio formato. Se você produziu um e-book, por exemplo, poderá desmembrar ele em uma sequência de posts para as redes sociais, gerando mais conteúdo e atraindo mais pessoas para o material rico. 

Por isso quando mais completo for o conteúdo, melhor para os seus usuários e melhor para a sua própria marca. 

Principais exemplos de material rico

eBook 

Como o nome sugere, o eBook é um livro eletrônico que possui distribuição digital. O fácil acesso ao conteúdo é uma das grandes vantagens do eBook, onde os usuários podem acessar de forma rápida em computadores, tablets ou celulares. No marketing digital o eBook é uma estratégia que visa atrair potenciais clientes. 

Para isso, a produção do eBook deve considerar os termos mais relevantes para os clientes e também quais são os tópicos que melhor podem responder às dúvidas dos interessados. Aqui na Projetual, nós produzimos diferentes materiais em formato eBook, com foco em mercados específicos. 

Um exemplo é o nosso eBook sobre LinkedIn, dá uma olhadinha. 

Infográfico 

O infográfico é um material rico com forte apelo visual, que considera elementos de design para transmitir informações úteis, de forma organizada e com grande relevância. O infográfico é uma poderosa forma de atrair interessados, uma vez que a forma de exibição do conteúdo pode ser mais atrativa do que apenas texto corrido como em um post blog, por exemplo. 

Outra característica do infográfico é apresentar dados estatísticos de uma forma mais agradável e de fácil entendimento ao usuário. Com isso, com informações dispostas de uma forma intuitiva, o usuário vai percorrendo o conteúdo do infográfico naturalmente e consumindo tudo o que de melhor você se dedicou a fazer. 

Webinars

Apesar de ser um formato um pouco diferente, o webinar também pode ser considerado um material rico, uma vez que o conteúdo pode ser profundamente explorado na exposição gravada ou ao vivo.

O webinar é também uma oportunidade de trabalhar com assuntos mais específicos, acessando diretamente as dores do seu público com alguma dúvida pontual. Por último, com o webinar você também pode trabalhar a promoção da sua marca, convidando participantes e até mesmo outras empresas para uma parceria. 

E aí, curtiu as nossas dicas sobre o que é material rico e os principais benefícios? Então chegou a hora de colocar a mão na massa! Continue acompanhando o blog da Projetual para mais dicas, sugestões e conteúdos sobre marketing digital. 

Veja um exemplo de webinar que fizemos por aqui, sobre digital influencers.