Segmentação no Facebook Ads exclui algumas categorias nos EUA
O Facebook Ads é, atualmente, uma das ferramentas mais preciosas para quem investe no marketing digital, especialmente entre aqueles que apostam em marketing de conteúdo. Com a segmentação no Facebook Ads, é possível alcançar centenas e até milhares de pessoas específicas, aquelas que são mais prováveis de consumir seu produto ou serviço, tudo com baixo investimento.
Sabendo que esse serviço é extremamente importante para o alcance de tantas empresas, é mais do que essencial ficar de olho em mudanças nessa plataforma. Hoje, vamos falar quais categorias de segmentação no Facebook Ads não serão mais possíveis.
Facebook Ads e a lei americana
Nos Estados Unidos, o Facebook assinou um acordo com o Congresso americano desabilitando a escolha de raça, religião e/ou orientação sexual na segmentação do Facebook Ads.
A decisão foi tomada pela justiça americana depois das investigações que duraram anos lideradas pelo procurador geral Bob Ferguson. De acordo com o site B9, durante algum tempo os investigadores criaram uma série de “anúncios falsos” em que divulgavam uma série de serviços e até oportunidades de emprego e segmentavam a partir de etnias, religião e orientação sexual.
O procurador geral então concluiu que a segmentação no Facebook Ads estava permitindo discriminação e, assim, decidiu que esse tipo de alcance não fosse mais permitido.
Com base nos escândalos do Facebook que já acompanhamos, mais especificamente o caso da Cambridge Analytica, é bem provável que a grande empresa procure se manter longe de qualquer alternativa polêmica a esta questão da segmentação no Facebook Ads.
Como quase tudo que acontece nos Estados Unidos acaba chegando a maior parte dos países ocidentais, é bem provável que veremos modificações também no Facebook Ads brasileiro.
Segmentação no Facebook Ads deve ser feita por profissionais
Quem trabalha com marketing de conteúdo, especialmente no Brasil, sabe que existem certas posturas na criação e segmentação de conteúdo que devem evitar certas polêmicas. Esse tipo de cuidado é essencial para o brand safety, algo sobre o qual já falamos aqui.
O que muitas pessoas não sabem é que esse cuidado também deve se estender para o Facebook Ads. Basta pensarmos no quão inaceitável seria, no ponto de vista de muitos consumidores, caso uma marca estivesse segmentando algum conteúdo com base na etnia ou religião, por exemplo.
É por isso que é necessário um grande conhecimento profissional na área de segmentação de Facebook Ads para não criar anúncios que acabem “saindo pela culatra” e mais prejudiquem a empresa do que ajudem.
Sempre que sua empresa precisar de uma ajuda especializada com Facebook Ads, entre em contato com a Projetual. Nossos profissionais especializados em segmentação tem todo o conhecimento necessário para criar anúncios diretos e certeiros.
Até a próxima!
Por redação Projetual.