Sites responsivos: adaptando-se às diferentes mídias e resoluções
O conceito de site responsivo já existe há algum tempo, ainda que não seja conhecido por todos nós. É bastante utilizado em virtude do crescimento do número de dispositivos móveis e das novas mídias que surgem todos os anos: o design responsivo tem a função de se adaptar às diferentes resoluções, entre desktops, computadores, celulares, tablets, televisões, entre outros.
Anos atrás, era possível desenvolver um bom trabalho de web “somente” apresentando um site com resolução máxima de 1024 x 768, a funcionar no Internet Explorer. Surgiram então novos navegadores, novas resoluções de monitores, e em seguido tornou-se o que conhecemos hoje em dia.
Podemos ver facilmente celulares entre 2″ e 5″ polegadas, tablets entre 6″ e 11″, monitores que vão de 11″ a 26″ e televisões com 50″ polegadas com acesso à internet. Somente um layout responsivo se adapta a toda essa variedade de visualização, cada qual priorizando determinado tipo de informação.
Tratando-se da forma de cobrança, algumas agências digitais enfrentam um dilema: cobrar o preço de um ou mais sites? A pergunta é pertinente devido à escolha do cliente, que pode escolher entre ter um site responsivo somente ou vários sites “independentes”, direcionados a cada mídia. Qual sua opinião a respeito?
Fontes: Webtopia, Midiatismo, Comersite, MoviBR