Snapchat, geofiltros e a revolução
Vamos começar pelo básico: se você estava preso em uma caverna e ainda não sabe o que é o Snapchat, a gente explica. Trata-se de um aplicativo mensageiro usado para mandar fotos e mensagens instantâneas, que desaparecem após 10 segundos. Por ter esta dinâmica tão diferente, o Snapchat se tornou uma febre entre as gerações mais novas.
O que ele faz
Obviamente, quem ouve essa descrição pela primeira vez, pensa nas utilidades “intimas” para as quais o aplicativo pode ser usado, mas as suas funções e possibilidades do Snap vão bem além disso.
Com o Snap, despontaram muitas possibilidades novas que podem tornar nossas vidas muito mais interessantes, começando pela forma como os usuários utilizam o aplicativo. Pessoas normais encontram a oportunidade de compartilhar a sua rotina diária, expressar opiniões e experiências de forma pessoal, sem medo de se comprometer, pois tudo some em até 24 horas.
Estes mesmos usuários podem passar a ter relevância como web celebridades, como aconteceu com os usuários do vine, ou vloguers, de uma forma muito mais simples e autêntica, sendo conhecidos como snapchatters. Exemplo disso é o blogueiro fashionista Gabriel Gontijo, que ganhou fama através do snap compartilhando a sua rotina de forma divertida e espontânea. E esse foi só o básico do que já vem acontecendo.
Funções atualizadas com frequência
Atualmente, o interessante no snap é que ele ganhou novas funções e adeptos. Com o crescimento constante do aplicativo, celebridades começaram a utiliza-lo, o que possibilita que pessoas comuns estejam muito mais próximas das pessoas que elas admiram, e de uma forma nova: conhecendo o seu cotidiano.
Desta forma, o Snapchat permite, por exemplo, que os usuários sejam inseridos em milhares de backstages de shows do outro lado do mundo, dentro da casa da mocinha da novela, inclusive quando ela acabou de sair da academia, ou até mesmo no carro tendo uma conversa íntima e sincera sobre assuntos quaisquer.
As marcas também pode usar
Além disso, o Snapchat ganhou funções como os geofilters e lenses, e as histórias expandiram para um novo patamar com a possibilidade de conteúdo exclusivo para marcas ou grandes eventos. E nem vamos entrar tanto nas possibilidades para marcas, que essa já é outra história.
Voltando aos eventos, o que queremos dizer é que com os geofilters podemos compartilhar nossa localização enquanto passeamos pela cidade; com as lenses é possível que os usuários se transformem em reis de gelo, “vomitem” arco-íris, ou lançem raios pelos olhos, e tudo isso em tempo real ou com uma simples selfie.
Através das histórias do Snap que os usuários disponibilizam, é possível ser teletransportado para grandes e diversos eventos que gostaríamos de presenciar, como o Lollapalloza ou a Tomorrowland, por exemplo.
Como uma agência de comunicação, é nosso trabalho ficar atentos para tendências e novas formas de se comunicar, assim como sempre descobrimos a melhor forma de utiliza-las para o benefício da sua empresa. Converse com a gente e tire suas dúvidas.
Por redação Projetual