Spotify chega ao Brasil
Após várias suspeitas e expectativas, o Spotify estreou oficialmente nessa quarta-feira, dia 28, no Brasil. Você deve estar se perguntando: O que é esse tal de Spotify? A gente responde: Spotify é o maior serviço de música por streaming do mundo, criado em 2008 na Suécia por Daniel Ek e Martin Lorentzon. Está presente em 57 países, contando o Brasil, sendo que 18 deles são da América Latina. Já atingiu a marca de 40 milhões de usuários ativos, 10 milhões deles com conta premium. Para ter uma noção da dimensão da empresa, na Suécia, o serviço representa 70% dos negócios relacionados à música, e no Reino Unido chega a cerca de um terço das vendas.
A ferramenta é uma rede social com usuários e um catálogo imenso de músicas, onde os membros têm acesso a aproximadamente 30 milhões de títulos e um bilhão de playlists que podem ser acessadas através de um aplicativo para smartphone, disponível para Android, iOS e Windows, ou por meio de um programa gratuito para computador. Ao se tornar um membro da rede, o usuário tem o plano gratuito, que é limitado ao PC e tem alguns anúncios entre as músicas, já a versão “premium” é paga, disponível a US$ 6, cerca de R$ 13,50, e necessita de um cartão internacional; com ela o usuário tem a possibilidade de fazer o download das músicas no próprio smartphone e ouví-las onde quiser, sem estar conectado à internet.
A proposta da rede é, além de liderar o cenário de redes sociais de música no país, ajudar a combater a pirataria, com músicas gratuitas disponíveis para todos que fizerem a conta no site. Como concorrentes diretos, o Spotify encara principalmente o Deezer, Rdio e o SuperPlayer.
Como estratégia de marketing antes do lançamento, o Spotify criou a #musicasquemarcam, uma ação em que foram convidados celebridades que estão sempre presentes nas redes sociais para tatuar letras de músicas que marcaram momentos de suas vidas, entre elas estavam a cantora Luiza Possi, a atriz Daniele Winits, o blogueiro Felipe Neto, o jogador Paulo Henrique Ganso e o apresentador Amaury Jr. Os tatuadores convidados também eram famosos, os profissionais que comandam o programa sobre tatuagens New York Ink.
Já foram confirmados anúncios das marcas Nívea, Fiat, LG, Cornetto, Axe e Heineken na ferramenta, mas não foi divulgado qual será o formato desses anúncios no Brasil. Podemos antecipar que a empresa deve adotar as propagandas que foram bem vistas em outros países como inspiração, usando criatividade e interação.
Já está pensando em usar o Spotify? Depois conte para a gente sua experiência!
Fontes: Exame, Meio e Mensagem, Mídia Publicitária, Update or Die, G1.