Instagram: saiba como usar o story como ferramenta de venda
De maneira geral, o Instagram é uma rede social democrática, pois une entretenimento, informação e empreendedorismo.
Com uma base generosa de recursos, o Instagram conta com mais de 1 bilhão de contas ativas pelo mundo. Para se ter ideia do sucesso, em pesquisa divulgada pelo Data Reportal, os brasileiros passam 15,6 horas por mês no Instragam – fato que coloca o Brasil no ranking de países com usuários mais dedicados. Por falar nisso, um dos recursos preferidos desses usuários é o story – que, se usado da maneira correta, pode ser uma ótima ferramenta de venda.
Afinal, é possível otimizar a função do story e transformá-lo em uma ferramenta de negócio? Sim, é possível!
Leia o artigo desta semana e saiba como usar o story para alavancar as vendas da sua loja.
Por que utilizar o story para vender?
Em primeiro lugar, uma das vantagens mais expressivas do uso dos stories para a área dos negócios é o estímulo visual – que pode ser utilizado para despertar a vontade de comprar. Afinal, já diz o ditado: “quem não é visto, não é lembrado”.
Não apenas isso, pode trazer outras vantagens. Confira abaixo outros benefícios que os stories trazem para a sua marca.
O story oferece maior visibilidade
Sem dúvidas, o Instagram é uma plataforma onde a interação é constante e instantânea. Segundo dados publicados pelo UOL no portal Meu Negócio, em média, 500 milhões de pessoas usam o story por dia. Isso mostra como ele já faz parte da rotina das pessoas.
Além do mais, no story é possível trabalhar com fotos, ilustrações, gráficos, animações, vídeos, entre outros recursos visuais que podem aproximar pessoas de diferentes profissões e idades. Ou seja, em poucos segundos é possível diversificar a área de atuação e impactar um número significativo de potenciais clientes.
Reduz as objeções durante a venda
Por certo, divulgar seu produto no story diminui as dúvidas e objeções do cliente. Isso porque sua empresa pode usar esse espaço para mostrar imagens detalhadas do produto, informações gerais sobre material de fabricação, dicas de uso e formas de pagamento, por exemplo.
Assim, o potencial cliente que entra em contato com sua loja apresenta grande tendência para finalizar a compra.
Aumenta as chances de novas compras
Ao publicar boas imagens e conteúdo que seja bem aceito pelo público, ocorre uma identificação com seus produtos e serviços. Com isso, surge uma relação entre marca e consumidor. Em síntese, essa aproximação que pode ser feita por meio do story, permite que o cliente te procure novamente quando tiver a intenção de comprar.
Ainda mais, quando o cliente se identifica com uma marca, a tendência é procurar conhecer outros produtos da empresa e divulgar de maneira espontânea os pontos positivos. E para manter a empatia do público, é necessário investir em interação. Nesse sentido, nada melhor que utilizar os recursos disponíveis nos stories.
Um bom story aumenta o engajamento e conexão com o cliente
Com toda a certeza, um bom planejamento de stories pode ser decisivo para o engajamento da página da sua loja. Porém, não vale publicar conteúdo sem sentido ou que não tenha identificação com seu público.
Além do mais, para deixar seu conteúdo mais atrativo e com mais engajamento no story, você pode seguir estas dicas: disponibilizar caixa de perguntas, divulgar enquetes, compartilhar notícias que sejam de interesse dos seus seguidores e editar o layout para chamar mais a atenção.
Conclusão
É indiscutível que o Instagram pode ser uma ótima vitrine para divulgar marcas e produtos. E, nesse sentido, sai na frente quem consegue fazer do story uma ferramenta de negociação e venda. Por isso, não fique para trás e potencialize as publicações nesse formato.
Porém, se sua empresa não possui um planejamento de conteúdo e nem cronograma de publicações, é necessário começar agora. Agende um horário com nossa equipe de especialistas. Iremos te ajudar a interagir com o cliente e aumentar suas vendas.
Fonte: Imagem – https://pixabay.com