Tendências de comportamento nas redes sociais

Tendências de comportamento nas redes sociais

Nós recém descobrimos o poder das redes sociais e o quanto elas podem influenciar nossas vidas, não faz muito tempo que esse assunto começou e já  está diariamente em pauta. Além do objetivo inicial: comunicar-se, as redes se tornaram uma ferramenta fantástica para anunciar, vender e trocar informações.

Foto: Reprodução/ Publicitários SC

Quase todas as pessoas que usam a internet possuem uma conta em alguma das redes sociais existentes. E existem redes para todos os gostos: sobre fotografia, música, tecnologia, moda…

São tantas questões que envolvem as mídias sociais que muitas agências e empresas se especializam e desenvolvem estudos sobre o assunto. Recentemente a Fast Company realizou uma pesquisa sobre as tendências de comportamento em relação às redes sociais, confira a lista:

1. Mídia fantasma

O Facebook se tornou moda entre os adolescentes, que faziam da rede um lugar onde poderiam publicar livremente o que desejavam sem a interferência dos responsáveis. Todos sabemos que essa já não é mais uma realidade, assim que os pais, avós e também os anunciantes começaram a invadir a rede, os jovens foram para outros lugares onde pudessem se expressar com liberdade, um desses lugares foi o Snapchat, rede que compartilha fotos e as deleta alguns segundos depois, e caiu no gosto dos adolescentes.

2. Better Blogging

Há alguns anos os blogs eram muito importantes e impactantes, porém estavam em plataformas de pouco alcance. Hoje podemos ver em redes, como o Twitter, como o ato de escrever e publicar se tornou algo tão disseminado.  Como disse Ev Williams, um dos fundadores do Twitter, “A barreira e o comprometimento é menor. Você pode publicar em uma rede que está pulsando com outros escritores e leitores. E você cria isso com uma interface muito limpa e dinâmica”, sobre a diferença entre as antigas plataformas de blog e as redes atuais.

3. Redes privadas

Quando procuramos por usuários no Twitter, Instagram ou Facebook, esperamos que o conteúdo seja compartilhado publicamente. Na contramão desse conceito, um crescente número de usuários está migrando para redes privadas, como o Tinder, rede que mantém seus usuários em sigilo, somente quem tem uma conta pode conhecer o aplicativo. Esse tipo de rede social faz com que o usuário sinta-se parte de uma comunidade menor e, portanto, mais confortável do que a experiência de postar publicamente.

4. Social egocêntrico

O que resume a tendência egocêntrica nas redes sociais é o aplicativo Shots of Me, uma maneira mais fácil de compartilhar suas selfies, e esse é apenas uma das redes que valoriza o usuário. Ainda nas redes sociais famosas, como Facebook e Foursquare, os usuários também prezam as publicações que promovam as viagens, passeios, compras e bens pessoais.

5. Airbnb para tudo

O sucesso do Airbnb, rede que une pessoas dispostas a alugar seus quartos e pessoas que querem viajar e se hospedar nesses quartos, além de trocar dicas e informações sobre destinos, fez com que surgissem várias redes sociais com o mesmo objetivo, unir pessoas com o mesmo interesse para trocar “coisas”, habilidades,  espaços e serviços.

Essas foram as 5 tendências ditadas pela Fast Company, você já pode nota-las no seu dia a dia?

COMPARTILHE: