Trend alert: YouTube foi a rede social que mais cresceu no último trimestre
Jout Jout, Porta dos Fundos e Lorelay Fox, você sabe o que eles três têm em comum? Fora o senso de humor, é claro! Sim, todos eles encontraram no vídeo a melhor forma de se comunicar com milhares de pessoas e, mais que isso, encontraram no vídeo, mais especificamente nos vídeos para a web, uma ótima fonte de capitalizar dinheiro.
E vocês sabem o porquê? Porque os vídeos estão com tudo, e isso é o que o Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da FAAP e a Socialbakers comprovaram. Recentemente, estes organismos analisaram a presença das 100 marcas brasileiras com mais interações nas redes sociais, e o resultado foi claro: de julho a setembro deste ano, o YouTube foi a plataforma que mais cresceu, quando comparada ao Facebook, ao Twitter e ao Instagram.
Aqui mesmo no blog nós já mostramos para você alguns motivos para investir nos vídeos e também como algumas plataformas, e podemos citar o Facebook aqui, estão se adaptando para permitir uma melhor usabilidade dos vídeos em seus ambientes digitais. Ou seja, estamos “cantando essa bola” para você há tempos.
Mas não é qualquer vídeo
Apesar do crescimento dos vídeos nas redes sociais, não se trata apenas de pegar um smartphone e gravar qualquer coisa, muito pelo contrário. Os vídeos, bem como qualquer tipo de conteúdo, precisam ser consistentes e muito bem elaborados, caso contrário eles poderão trabalhar contra a sua marca nas redes sociais, ou apenas não causar efeito nenhum, o que significa investimento de tempo e dinheiro jogados fora.
Antes de mais nada, o Núcleo de Inovação e Mídia Digital percebeu que os vídeos de sucesso fogem da venda direta de produtos e dão espaço para o humor ou para a funcionalidade, se tornando úteis para os usuários que o visualizam, como é o caso das webséries, dos tutoriais ou de vídeos argumentativos como, por exemplo, os dos três canais que citamos no começo deste texto. Então, antes de produzir, planeje, pense bem no que você vai fazer e tenha certeza de que o vídeo produzido por você não se tornará um meme ou, ainda, um spam.
Por isso, contar com uma assessoria profissional é fundamental antes de realizar ações, seja no ambiente on ou off-line, e a Projetual pode te ajudar nisso. Temos 12 anos de experiência em produção de conteúdo para diferentes segmentos, e podemos compartilhar este conhecimento com a sua empresa. Venha conversar conosco. A vista aqui da cobertura é bem bonita, você vai gostar!
Fontes: AdNews, Cidade Marketing