Uso de redes sociais no smartphone cresce no Brasil
A mudança de hábitos do brasileiro em relação ao celular vem mudando, assim como no mundo todo. O aparelho, antes exclusivamente dedicado às chamadas individuais, passou a ganhar recursos cada vez mais agregadores. No passado, foram as mensagens de texto. Atualmente, são as redes sociais online.
E a recente pesquisa Mobile Report, do IBOPE Media, aponta que plataformas sociais já dominam a utilização dos smartphones no Brasil. No levantamento divulgado em abril deste ano, foi percebido que os comunicadores e as redes sociais representam 78,8% dos serviços mais utilizados. De perto, são seguidos pelo email.
O relacionamento multipessoal se fortalece devido às possibilidades de interação nesses ambientes, nos quais muitos usuários podem fazer uso da troca de mensagens instantâneas, recebendo maior retorno em menor período de tempo – o que acaba sendo considerado positivo e útil por muitas pessoas que têm pressa durante todo o dia.
A pesquisa ainda apontou que o consumidor brasileiro também realiza compras pelo smartphone: 13% dos entrevistados afirmaram a ação, dividindo-se, em sua maioria, entre aplicativos (37%), ingressos (27%), artigos de moda (22%), aparelhos eletrônicos (19%) e eletrodomésticos (12%).
Assim, o mobile vai ganhando cada vez mais espaço, tanto na forma de comunicação quanto no ato de compra do consumidor, que passa a ter o mercado e seus contatos diretos disponíveis durante todo o tempo, de basicamente qualquer lugar.
Você também costuma fazer uso do celular para contato nas redes sociais e compra de produtos? Conte-nos sua opinião.
Fontes: Blog Midia 8, IBOPE