UX Design: porque a experiência do usuário deve ser considerada na hora de criar um site

UX Design: porque a experiência do usuário deve ser considerada na hora de criar um site

Você já acessou um site e, em poucos minutos, fechou a guia do navegador porque não conseguiu encontrar o que precisava? O site estava confuso ou as principais informações não estavam claras? É possível que o site tenha sido construído sem levar em consideração a experiência do usuário, mais conhecido como UX Design. 

O conceito de User Experience foi criado no final dos anos 1990 pelo norte-americano Don Norman, cientista cognitivo e designer, enquanto ele ainda trabalhava na Apple. Don explica que UX é a maneira como nós experimentamos a vida, um produto ou serviço. Por isso, não vale apenas para sites ou produtos digitais, mas para qualquer produto. Afinal, o objetivo final é despertar boas emoções e fidelizar clientes.  

Quer entender um pouco mais sobre essa técnica e a sua importância na hora de criar um site ou aplicativo? Continue sua leitura! 

Como aplicar o UX Design?

Na hora de aplicar na prática os conceitos da experiência do usuário, é fundamental levar em conta diversos pontos que contribuem para o fortalecimento da usabilidade do site ou app.  

Carregamento 

Ninguém merece acessar um site e demorar looongos segundos para carregar a página. Se um visitante clicar na página de interesse e ela demorar para carregar, ou carregar parcialmente, este pode ser um fator importante para desistência.

De acordo com o Google, se um site leva mais de 10 segundos para carregar, isso já é motivo para impacto negativo. 

Conteúdo 

Ao entrar no site, o seu potencial cliente leva quanto tempo para saber o que você vende ou faz? Fica claro o que é o seu produto ou serviço? Um estudo publicado pela Lett, empresa especializada em marketing digital, mostra que os consumidores estão insatisfeitos com a qualidade dos conteúdos publicados em plataformas de e-commerce. Em alguns casos, as fotos, artigos, descrições de produtos etc. são prejudicados por um design inadequado.

SEO 

O conteúdo está diretamente relacionado com as técnicas de SEO, afinal, o uso de títulos adequados com um determinado tipo de produto ou escolha de palavras-chave bem ranqueadas interferem na organização de uma página e na otimização para melhorar o tráfego do site. 

Legibilidade 

Este é um erro muito básico. Alguns sites apresentam conteúdos textuais dentro de arquivos de imagens JPG, PNG ou até em arquivos PDF anexados às páginas. Além de ser um problema de usabilidade, principalmente em dispositivos móveis, isso dificulta a leitura do conteúdo pelos sites de busca como Google, o que diminui as chances de seu site ser encontrado por seus potenciais clientes.

Arquitetura da informação e design gráfico 

Essa parte parece óbvia, mas nem sempre recebe a atenção que merece. O design visual e o conteúdo do site precisam conversar e encantar o usuário de forma natural, além de ser uma maneira de mantê-lo na página por mais tempo. 

É por isso que existe todo um estudo sobre a harmonização dela, tamanho dos textos e imagens, psicologia das cores, entre outros elementos.

Tudo para transmitir diversas emoções positivas aos usuários.

Adaptação a todos os dispositivos 

Você sabe a partir de qual dispositivo o seu público acessa mais o site da sua empresa? De acordo com pesquisa feita pela TIC Domicílios em 2017, 98% da classe A acessa mais a web pelo desktop, enquanto nas classes D e E esse índice é de apenas 7%.

Outra pesquisa mais recente da TIC, mostra que 56% do total de usuários de internet no Brasil acessam apenas pelo celular. Outros 40% se conectam tanto pelo celular quanto pelo computador e apenas 3% usam apenas o desktop. 

Esses números nos forçam a uma provocação: na hora de construir um site, a arquitetura é pensada para o mobile ou para o desktop? 

Para resumir, o trabalho de UX Design trabalha com diversas etapas: criação de mapas de navegação, fluxogramas, design harmonioso, otimização das plataformas, testes de usabilidade e muito mais! 

É um trabalho complexo e que envolve muita técnica, se a sua empresa precisa de uma agência especialista em experiência de usuário, conte com a Projetual

Fonte: Imagem – https://unsplash.com/photos/wusOJ-2uY6w