#VaiTerCopa
O movimento nas redes sociais antes mesmo da Copa começar já era grande. Alguns reclamando das obras, dos atrasos nas construções dos estádios, outros preparando as torcidas para o país, fazendo com que esse fosse um dos assuntos mais comentados nas redes.
Na última Copa, da África do Sul, as redes sociais já eram uma realidade e estavam em plena ascensão, mas nada se compara ao buzz social que elas geram a cada acontecimento importante atualmente.
A própria abertura do evento e o primeiro jogo, do Brasil contra a Croácia, levou 58 milhões de pessoas de todo o mundo ao Facebook, entre posts, fotos e comentários. De cada três usuários da rede social, um falou sobre a partida, número cinco vezes maior que o registrado durante a cerimônia do Oscar desse ano. 28,5% dessa interação foi registrada no Brasil.
Os lances mais comentados durante o jogo foi o gol de empate feito por Neymar, o polêmico pênalti sofrido por Fred e o apito final do árbitro. Surpreendentemente, a foto mais comentada nesse momento foi uma selfie do casal de apresentadores Luciano Hulk e Angélica no estádio.
Uma semana após a abertura, os números do Facebook subiram para 459 milhões de interações, superando eventos de grande importância como o Super Bowl, com 185 milhões de interações, o Oscar, com 25,4 milhões e as Olimpíadas de Inverno de Sochi, com 120 milhões.
Os países que mais interagiram com o evento no Facebook foram Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Indonésia e México. O engajamento gerado pelas celebridades também têm números altíssimos, como essa montagem postada por Neymar, em que ele aparece usando o cabelo do jogador David Luiz.
As interações continuaram no Twitter, que registrou mais de 12 milhões de postagens sobre o evento. Neymar foi o jogador mais mencionado, seguido por Oscar e Marcelo, o autor do gol contra, que recebeu novos 165 mil seguidores na rede.
Você também usa as redes sociais para interagir nos jogos da Copa?
Fonte: Meio&Mensagem, Hytrade, Jornal Hoje.