Vendas B2B: Saiba como acelerar seus resultados na Era Digital!
O chamado Business to Business (B2B) é uma expressão em língua inglesa utilizada para designar empresas que vendem produtos e serviços para outras empresas. Nesse modelo de negócio, é comum que a venda de grande volume de produtos seja feita com certa regularidade e também alguma complexidade na prestação de serviços.
Nas negociações B2B, o processo de vendas é mais trabalhoso do que o tradicional, por isso, é muito comum a presença de um representante comercial. Geralmente, esses representantes participam de feiras, conferências, eventos e outras atividades presenciais para realizar o networking e oferecer seus produtos e/ou serviços.
Mas a pandemia chegou e todas as atividades presenciais foram suspensas por muito tempo. Com isso, em questão de segundos, as empresas precisaram adaptar seus negócios para a nova realidade e explorar novas possibilidades no digital.
Por isso, se você precisa de ajuda para explorar tais possibilidades e acelerar os seus processos de venda na era digital, esse artigo é para você!
De olho no digital
É sabido que a presença online e o fortalecimento de uma marca na esfera digital é algo diariamente reforçado por especialistas em Vendas B2B. Ainda que as atividades presenciais, sejam essenciais para networking e negociações, o mundo digital passou a ocupar uma parte considerável nas estratégias de venda de uma empresa.
Através da web, é possível elaborar diversas estratégias assertivas para cada persona e, consequentemente, captar clientes em inúmeros canais. Mas como fazer isso?
A importância do marketing digital para Vendas B2B
Diariamente somos bombardeados com diversos anúncios. No mundo digital, chegamos a nos assustar com anúncios tão específicos que parecem estar falando diretamente conosco, não é mesmo?
Claro que isso não é magia, nem hackeamento. Tudo é fruto de um trabalho bem elaborado com muita pesquisa, anúncios direcionados e produção de conteúdo relevante.
Diante de tantas possibilidades, não investir em marketing é um grande erro. Se a sua empresa ainda não estruturou um plano estratégico nos canais digitais para conquistar novos clientes, saiba que você está perdendo dinheiro e grandes oportunidades de negócio.
Muitas empresas pesquisam muito antes de escolher um fornecedor de algum produto ou serviço e a web é uma grande ajuda na hora de realizar uma decisão que vai impactar tanto uma organização.
Portanto, se você não está na web ou se tem site institucional e está nas redes sociais, mas ainda não investe em uma boa apresentação, layout e conteúdo relevante, está na hora de mudar isso!
Técnicas de marketing para prospectar clientes B2B
Assim, o Marketing Digital possibilita diversas práticas que podem ser utilizadas para mostrar o seu negócio. Além de também reforçar a sua autoridade dentro do segmento segmento e ganhar a confiança do seu público. Uma dessas formas é com a criação de conteúdo específicos que ajude o seu cliente a solucionar um problema.
Considerando que o B2B é a relação direta entre empresas, seja direto, sucinto e transmita confiança. E aqui vale alguns tópicos específicos: case de sucesso, certificados de boas práticas, prêmios recebidos, depoimentos positivos de outros clientes, E-books com soluções para problemas dos seus clientes, dicas, entre outros.
Por isso, é importante ter em mente que nem sempre as estratégias terão os resultados esperados. Há muitos acertos, mas, também, muitos erros. Por isso, investir no marketing digital, deve ser o primeiro passo para você tornar a sua marca uma referência no seu nicho.
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Fonte: Imagem – Freepik.com