Vendas pelo WhatsApp: o que não fazer

Vendas pelo WhatsApp: o que não fazer

Atualmente, o WhatsApp é mais que uma ferramenta de comunicação. É uma ferramenta de trabalho para diversas áreas, em especial, para a área comercial.

Porém, vale lembrar que o atendimento via WhatsApp deve seguir certos padrões para garantir uma comunicação de qualidade e, em seguida, uma negociação de sucesso.

Leia o artigo e saiba como conduzir as vendas nesse aplicativo de mensagens tão popular nos dias de hoje. Além disso, conheça quais erros podem comprometer suas vendas.

3 erros que você deve evitar na hora de vender pelo WhatsApp

De maneira geral, a área comercial é bastante competitiva. Ou seja, há muitas opções ao alcance do consumidor. Por esse motivo, usar estratégia durante o atendimento e a negociação é fundamental. A seguir, confira erros que podem prejudicar o seu desempenho e comprometer as suas vendas.

Não escolher a foto do perfil adequada no WhatsApp

Você pode humanizar o seu atendimento, porém não deve esquecer de transmitir credibilidade ao seu público. Para isso, o primeiro passo é escolher a foto de perfil correta.    

Desse modo, uma boa dica é utilizar no perfil a logomarca da sua empresa ou usar uma imagem onde você esteja com trajes mais sociais. Com isso, o cliente vê em sua imagem uma postura mais profissional e imponente.

Deixe de fora as fotos em que você está em momentos de lazer ou em confraternização. Afinal, seu trabalho não deve ser uma extensão da sua vida pessoal.

Demorar para responder o cliente

De fato, o cliente gosta de se sentir especial. Por essa razão, esteja disponível para atender e sanar possíveis dúvidas apresentadas por ele. A demora em responder pode fazer o cliente perder a motivação para comprar.

De acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, no Brasil, 44% das compras realizadas na internet ou em plataformas virtuais são feitas por impulso. Com base nisso, aproveite o atendimento via WhatsApp para estimular a intenção de compra do cliente e não o coloque em espera.

Não se comunicar de forma atrativa

Em primeiro lugar, um diálogo cheio de jargões técnicos, que copia o conteúdo de um manual de instruções, não prende a atenção do potencial cliente. Pelo contrário, torna a negociação cansativa e sem graça. Além disso, passa a impressão de que você não possui conhecimento profundo sobre a sua empresa e seu produto.

Outro erro que você deve evitar ao vender pelo WhatsApp é usar um tom muito profissional e burocrático. E mais, esse comportamento pode causar distanciamento, pois torna a conversa muito padronizada e sem gatilhos mentais que possam despertam o impulso de comprar.

Por sinal, investir em uma comunicação mais atrativa e informal é a estratégia de atendimento utilizada por bancos digitais, onde o atendimento inicial e o pós-venda adotam um posicionamento mais amigável e, como consequência, criam conexão com o cliente.

Conclusão

Sem dúvidas, um posicionamento adequado durante a negociação de vendas é crucial. Ainda mais, se a venda for realizada de maneira remota – como é o caso de vendas realizadas pelo WhatsApp.

E você sabia que uma consultoria personalizada pode avaliar sua estratégia de vendas e te ajudar a se conectar com os clientes?

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Fonte – Imagem: www.freepik.com

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