Você sabe o que é personalidade de marca?
No texto anterior explicamos para você o que é branding, e hoje tratare-mos de uma das principais etapas que compõem uma estratégia eficiente de lembrança de marca, trata-se da personalidade.
Quando trazemos à discussão a palavra personalidade, imediatamente precisamos compreender que estamos falando sobre características atribuídas a algo ou alguém e que os tornam diferentes no mundo justamente por possuírem características únicas. E também é a partir da personalidade que você consegue estabelecer um determinado comportamento para uma marca para infinitas situações que o mercado pode apresentar. Por exemplo: em tempos de femvertising, como a sua marca trabalhará? Será que ela precisará rever a sua personalidade para não ser prejudicada no mercado ou será que ela já sabe muoto bem como se portar diante da nova dinâmica exposta por tal tendência?
Psicologia da comunicação
Em linhas gerais, o trabalho de personalidade da marca está intimamente ligado a alguns conceitos da psicologia, como os arquétipos junguianos*, por exemplo. Alguns teóricos conseguem, inclusive, categorizar as personalidades da marca de acordo com os diferentes arquétipos existentes.
Pode-se citar aqui o arquétipo do inocente, onde mensagens de esperança e positivas são utilizadas com determinada inocência para atingir um público bastante específico, como as crianças.
A personalidade da marca trará consigo toda a conceituação e histórico que a empresa carrega, mas percebendo a dinâmica dos diferentes contextos onde está inserida, a fim de posicionar-se coerentemente no mercado e não transmitir ideias erradas sobre a sua presença.
Estratégia integrada
Como já citamos anteriormente, a construção ou análise da personalidade da marca é uma das etapas da macroestratégia de branding, ou seja, não se faz nenhum tipo de grande campanha sabendo apenas qual é a personalidade da sua marca – isso porque esse conceito necessariamente precisa estar ligado a todo um processo de comunicação que culmine com a lembrança da sua marca.
A sua empresa já trabalhou uma estratégia de branding e sabe exatamente como se posicionar no mercado? Não? Então venha conversar conosco e evite ficar para trás, porque o seu concorrente possivelmente já está trabalhando nisso.
Por redação Projetual Comunicação.